Mais comentada

Orçamento Financeiro a Base do Sucesso

As empresas não podem trabalhar na base do improviso, tudo deve ser planejado antes de ser executado.

Romocito da Silva,
Um ponto essencial para todas as empresas (micro, pequenas, médias e grandes), é o "Orçamento Financeiro". Sabe-se que em grande parte das organizações (principalmente das pequenas empresas), esse assunto é muito raro, e muitas vezes não se tem um orçamento nessas instituições.

 

Orçamento Financeiro torna-se muito importante para as empresas, já que é a partir dela que são executadas as transações financeiras, é estabelecida a taxa de crescimento, e feito a previsão de quanto se irá "ganhar e gastar". Isso acontece, porque as empresas não podem trabalhar na base do improviso, tudo deve ser planejado antes de ser executado.

 


Nesse caso, o empresário, fará uma tabela, e através de informações quanto ao mercado, ou com informações de experiências próprias, estipulará as vendas mensais, os gastos mensais, pra, só assim, definir sua estratégia para alcançar seu objetivo com eficiência. Vale lembrar, que, alcançar o objetivo com eficiência sem um orçamento financeiro, de no mínimo dois anos, para não dizer impossível, se torna extremamente difícil, pois, o empresário não estará a um passo a frente dos fatos, mas ao contrario, ele estará sempre um passo atrás, já que, quando acontecer algum imprevisto (queda de vendas, ou aumento da concorrência), ele tomara medidas na parte do improviso, não sabendo qual a verdadeira conseqüência que terá em sua empresa.

 


Um exemplo fictício e básico para entendimento podem imaginar uma fábrica de chocolate. Nessa fábrica, o dono vende por mês uma média de 500 caixas de chocolates mensais, conta com 30 funcionários. No ultimo ano, tudo iria bem, até que chegou a páscoa, e um imprevisto aconteceu, a princípio parecia uma oportunidade de crescimento, pois outra instituição fez um pedido de 300 caixas de chocolate, mas da metade do que ele tem que "batalhar" para vender todo mês, na ânsia da oportunidade, ele aumentou a produção para suprir essa demanda. Para isso, começou a pagar hora extra todos os sábados, e mesmo assim, no final do mês, chegou à marca de somente 750 caixas de chocolate. No final do mês percebeu que além de ter perdido alguns clientes, os salários á pagar aumentam 13%, além de tributos, matéria prima, energia. Isso nos mostra, que surgiu uma oportunidade de crescimento, no entanto a fábrica não estava preparada, e a decisão tomada foi por base do improviso. Mas agora vamos imaginar que a historia tivesse sido diferente. O dono da fábrica fez um orçamento financeiro, e nele constavam todos seus gastos, e uma garantia de recurso, caso ocorresse algum imprevisto. Á quatro meses antes da páscoa, sabendo que haveria um aumento (normal, pois sempre há nessa época do ano), ele começou com sua equipe a trabalhar uma vez por mês aos sábados, e contratou mais três funcionários. Assim pode suprir a demanda que aumentou na páscoa, e já que havia uma garantia em seu orçamento (importantíssimo para todas as organizações, quem não tem corre o risco de fechar as portas de uma hora pra outra, conseguiu nesse mês contratar mais 10 funcionários temporários pra conseguir suprir a demanda ( já que além de o consumo normal ter aumentado, ele recebeu a proposta de 300 caixas). Ele já planeja depois da época da páscoa aumentar sua produção, pois, quer aumentar a fábrica, comprar novos maquinários, e quem sabe abrir uma franquia; no entanto, isso ele não decidiu agora, foi decido no orçamento financeiro, feito lá no inicio, só assim, ele conseguiu "ter a empresa nas mãos", e saber qual a estratégia para alcançar o objetivo, que é "crescer com segurança".

 


Orçamento Financeiro como disse no início é a estrutura da organização, pois, é nela que o empresário sabe os limites da empresa, até onde ele pode vender e produzir que lhe trará lucro. No mundo empresarial, crescimento com segurança, tem-se somente uma tradução, orçamento financeiro. Devemos sempre lembrar, "A empresa não se trabalha a base do improviso, tudo deve ser planejado antes de ser executado.

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: Administração anual Anual base Empresário Empresas Estratégia Financeiro Orçamento Romocito

Shopping