Mais comentada

Os benefícios do planejamento tributário para as empresas

Você gostaria diminuir custos da sua empresa? Você sabia que pode conseguir isso através do planejamento tributário?

Sabemos que o sistema tributário brasileiro é extremamente complexo, esse fator é apontado como um dos principais entraves para o crescimento das empresas.
O planejamento tributário de uma empresa pode se tornar um item determinante para sua competitividade, através dele pode-se reduzir custos com impostos ou, até mesmo, evitar um passivo tributário no futuro.

Planejamento Tributário
As empresas necessitam de uma gestão tributaria organizada e dedicada, ainda mais pela complexidade e o número de impostos existentes, para que assim consigam manter as sua saúde financeira favorável. Por consequência necessitam de planejamento.
Por um cenário de mudanças constantes e amplitude do tema, as empresas constatam cada vez mais a necessidade de fazer o seu planejamento tributário.
Entretanto, engana-se quem acredita que o planejamento tributário é algo restrito às grandes corporações e requer de grandes esforços e recursos para implantar.
Tal planejamento é disponível às pequenas e médias empresas, não tendo impedimentos e dificuldades para implantá-lo. De fato, a legislação tributária proporciona diversos meios legais de se reduzir impostos, com objetivo de gerar novos negócios.

Como observado, o planejamento tributário é importante para as empresas, cabendo ao empreendedor considerar essa ferramenta como forma de se beneficiar das oportunidades concedidas pelas legislações tributárias para redução da suas despesas fiscais. Lembrando que devem ser mensurados os riscos de passivo tributário, considerando que o planejamento tributário busca analisar todas as hipóteses.


Por André Bernini , Administrador de empresas –CEO da Dues Consultoria Tributária.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(1)
Tags: consultoria fiscal planejamento tributário