Mais comentada

Os doze maiores atributos da liderança.

Antônio Alves,
Por: Antônio Alves dos Santos – www.administradores.com.br



“ Liderança é desempenho. Você precisa estar consciente de seu desempenho.
                                              ( Carly Fiorina)


Os 12 maiores atributos da Liderança, segundo Luiz Almeida Marins Filho, Ph.D.Anthropos Consulting

"Liderança" é um tema que vem sendo discutido desde os mais remotos tempos pelo homem. Ser líder, formar líderes, parece ser um desafio constante do homem e das organizações. Aqui vão alguns resultados de pesquisa feitas na Europa com mais de 500 executivos de todos os tipos de indústria. Essa pesquisa é muito interessante. Ela mostra coisas simples, objetivas e fornece conselhos úteis para todos nós que desejamos vencer, alcançar o sucesso pessoal e profissional.
Espero que a leitura atenta destas descobertas e seus comentários possam trazer benefícios reais aos leitores.


01) Disposição para tentar o que não foi tentado antes.

Nenhum empregado deseja ser guiado por um administrador a
quem falte coragem e autoconfiança. É o estilo de liderança positiva aquele eu ousa nas tarefas e se vale de oportunidade não tentadas anteriormente.
Um Gerente de Vendas bem sucedido irá às ruas e venderá junto com seus vendedores quando o mercado está difícil ou quando o pessoal de vendas encontrar-se sob extrema pressão. Tal gerente sabe que se arrisca a tornar-se impopular. Contudo, ao liderar pelo exemplo, manterá a motivação da equipe.

02) Auto motivação

O Gerente que não consegue se auto-motivar não tem a menor chance de ser capaz de motivar os outros.

03) Uma percepção aguda do que é justo.

Esta é uma grande qualidade de um líder eficaz e a fim de ter o respeito da equipe, o gerente deve ser sensível ao que é direito e justo. O estilo de liderança segundo o qual todos são tratados de forma justa e igual sempre cria uma sensação de segurança. Isso é extremamente construtivo e um grande fator de nivelamento.

04) Planos definidos

O líder motivado sempre tem objetivos claros e definidos e planejou a realização de seus objetivos. Ele planeja o trabalho e depois trabalha o seu plano coma participação de seus subordinados.

05) Perseverança nas decisões


O gerente que vacila no processo decisório mostra que não está certo de si mesmo, ao passo que um líder eficaz decide depois de ter feito suficientes considerações preliminares sobre o problema. Ele considera mesmo a possibilidade de a decisão que está sendo tomada vir a se revelar errada.

Muitas pessoas que tomam decisões erram algumas vezes. Entretanto, isto não diminui o respeito que os seguidores têm por elas. Sejamos realistas: um gerente pode tomar decisões certas, mas um líder eficaz decide e mostra sua convicção e crença na decisão ao manter-se fiel a ela, sabendo, no entanto, reconhecer quando erra. Assim, seu pessoal tem força para sustentar aquela decisão junto com o gerente.

06) O hábito de fazer mais do que aquilo pelo qual se é pago.


Um dos ônus da liderança é a disposição para fazer mais do que é exigido do pessoal. O gerente que chega antes dos empregados e que deixa o serviço depois deles é um exemplo deste atributo de liderança.

07) Uma personalidade positiva

As pessoas respeitam tal qualidade. Ela inspira confiança e também constrói e mantém uma equipe com entusiasmo.

08) Empatia
.

O líder de sucesso deve possuir a capacidade de colocar-se no lugar de seu pessoal, de ser capaz de ver o mundo pelo lado das outras pessoas. Ele não precisa concordar com essa visão, mas deve ser capaz de entender como as pessoas se sentem e compreender seus pontos de vista.

09) Domínio dos detalhes
.
O líder bem sucedido entende e executa cada detalhe do seu trabalho e, é evidente, dispõe de conhecimento e habilidade para dominar as responsabilidades inerentes à sua posição.

10) Disposição para assumir plena responsabilidade
.
Outros ônus da liderança é assumir responsabilidade pelos erros de seus seguidores. Caso um subalterno cometa um erro, talvez por incompetência, o líder deve considerar que foi ele quem falhou. Se o líder tentar mudar a direção dessa responsabilidade, não continuará liderando e dará insegurança a seus seguidores. O clichê do líder é: "A responsabilidade é minha".

11) Duplicação

O líder de sucesso está sempre procurando maneiras de espelhar suas habilidades em outras pessoas. Dessa forma ele faz os outros evoluírem e é capaz de "estar em muitos lugares diferentes ao mesmo tempo".
Talvez este seja um dos maiores atributos de um líder: ser capaz de desenvolver outros lideres. Pode-se julgar um líder pelo número de pessoas em que ele refletiu os seus talentos e fez evoluir.

12) Uma profunda crença em seus princípios

A expressão "A menos que batalhemos por alguma causa, nos deixaremos levar por qualquer causa" resume bem a importância de ter-se uma causa pela qual valha a pena viver e trabalhar. Nada cuja aquisição tenha valor é muito fácil. O líder de sucesso tem a determinação de atingir objetivos não importando os obstáculos que surjam pelo caminho. Ele acredita no que está fazendo com a determinação de batalhar por sua realização.

Minha sugestão é a de que você leia uma, duas ou três vezes cada um desses atributos e medite cada um deles à luz de sua própria realidade como um profissional que tem a função de gerenciar, comandar, liderar pessoas. Detenha-se sobre cada um dos atributos e dê a você mesmo uma nota de zero a 10 em cada um deles, fazendo um propósito de auto–aperfeiçoamento. Repita essa auto-avaliação semanalmente.


John Maxwell , também comenta sobre a liderança em seu livro, o seguinte:


Na introdução, intitulada Em busca do ouro, de John Maxwell, ele confessa que este livro é o resumo de toda uma vida dedicada ao tema que o tornou mundialmente conhecido: a liderança.

Seu interesse pelo assunto começou quando ele tinha 17 anos. Ao longo dos anos, ele desenvolveu uma paixão: a de estudar e ensinar esse assunto tão vital durante toda a sua vida.

Ao longo das páginas de ouro desse livro excepcional, John Maxwell ensina que;

“Aprender com seus próprios erros é sinal de sabedoria. Mais sábio, porém é quem aprende com os erros dos outros, e o mais sábio de todos é aquele que aprende com o sucesso. Hoje em dia, aprendo com a experiência de muitos líderes que agregam um imenso valor à minha vida. No futuro, espero que você também possa se valer da minha experiência”.

Além das preciosas reflexões de autoria do próprio Maxwell, a obra também brinda com pensamentos de grandes homens, como, Platão e Archibald MacLeish. O primeiro disse que: “boa parte do processo de aprendizado consiste em relembrar o que já sabemos”, e o segundo ensinou: “só existe algo mais doloroso do que aprender com a experiência, é não aprender com ela”.


Alguns conceitos de Maxwell:

Liderança é disposição de assumir riscos.

Liderança é o desejo apaixonado de fazer a diferença.

Liderança é sentir-se incomodado com a realidade.

Liderança é assumir responsabilidades enquanto outros inventam justificativas.

Liderança é enxergar as possibilidades de uma situação enquanto outros só conseguem ver as dificuldades.

Liderança é a disposição de destacar-se no meio da multidão.

Liderança é abrir a mente e coração.

Liderança é a capacidade de subjulgar o ego em benefício daquilo que é melhor.

Liderança é evocar em nós a capacidade de sonhar.

Liderança é inspirar outras pessoas com uma visão clara da contribuição que elas podem oferecer.

Liderança é o poder potencializar muitas vidas.

Liderança é falar com o coração ao coração dos liderados.

Liderança é a integração do coração, da mente e da alma.

Liderança é capacidade de importar-se com os outros e, ao fazer isso, liberar as idéias, a energia e a capacidade dessas pessoas.

Liderança é o sonho transformando em realidade.

Liderança é, acima de tudo, coragem.



Caros leitores, todos nós somos líderes, direta ou indiretamente. No nosso lar e nas empresas.
Avalie este artigo:
(0)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.