Os maiores desafios da gestão ambiental nas empresas

Como qualquer outro sistema de organização gerencial, a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental requer mudanças e as maiores dificuldades encontradas podem ser diversas.

O meio ambiente de uma empresa é constituído por diversas formas de relacionamento, considerando as áreas gerenciais, operacionais, técnicas e de projetos. Aliado a esses atores internos, a empresa também possui uma estreita relação com seus clientes, fornecedores, comunidades e consumidores.

O Sistema de Gestão Ambiental promove revisões do processo produtivo e sua relação com o meio ambiental, social e econômico, dessa forma, identifica as atividades poluidoras, desperdício de energia e matérias-primas e organiza uma sistemática de monitoramento do sistema de gerenciamento ambiental. Alcança, assim, seu principal objetivo que é promover o equilíbrio entre a proteção ambiental e as necessidades socioeconômicas.

Como qualquer outro sistema de organização gerencial, a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental requer mudanças e as maiores dificuldades encontradas podem ser diversas.

Entre elas podem-se listar os processos produtivos, fatores econômicos, atendimento à legislação e ao pessoal envolvido.

Dificuldades relacionadas com fatores econômicos são identificadas principalmente nas pequenas e micro empresas e, normalmente estão relacionadas à carência de recursos financeiros para possibilitar a aquisição de tecnologias mais avançadas visando adequação e melhoria dos processos produtivos, que comumente apresentam a necessidade de modificações consideráveis quanto a prazos, padronização e métodos. Estas alterações são imprescindíveis uma vez que são elas que promovem a minimização dos impactos ambientais negativos de algumas atividades.

Outro ponto é o atendimento à legislação ambiental requerido pelas normas e dispositivos legais que envolvem aspectos burocráticos que podem retardar a certificação.

Mas não são os motivos relacionados acima o principal desafio enfrentado pelas empresas no cenário atual.

O maior desafio que as empresas apresentam são problemas com o pessoal devido à resistência às mudanças, à falta de comprometimento, distorções nas estruturas de poder e desconfiança e grande dificuldade em quebrar paradigmas. Verifica-se, portanto que tão importante quanto fornecer recursos é neutralizar as forças negativas que geram desmotivação para o projeto.

Dessa forma, se por um lado os problemas financeiros e adequações de processo podem ser resolvidos por meio da elaboração de um bom Plano de Ação, é necessário que se lance mão de meios para mitigar os problemas com o pessoal. É necessário que a empresa proponha ações como campanhas de motivação e treinamento específicos dos colaboradores para que eles assumam uma postura proativa em todo o processo, respeito ao meio ambiente, assegurando práticas adequadas na execução de suas atividades.

 

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(0)
Tags: desenvolvimento sustentável, dificuldades de implantar um sga, empreendedorismo, empreendedorismo ambiental, empreendedorismo sustentável, estratégias de sustentabilidade, gargalhos do sga, gestão ambiental, gargalos do sistema de gestão ambiental sga sistema de gestão ambiental