Mais comentada

Os três pilares do sucesso!

Hoje, irei falar um pouco (do pouco embasamento teórico e prático) que tenho sobre uma tese que estou fundamentando, e que diz respeito aos três pilares fundamentais do sucesso de um indíviduo. São eles: VONTADE – COMPETÊNCIA - SORTE (Claro, isso tudo é a minha visão sobre a coisa)

Os três pilares...

O que é necessário para dar certo na vida? O que é necessário para se dar bem no jogo, ser um exemplo a ser seguido? Por que alguns têm as portas abertas e outros não?

Hoje, irei falar um pouco (do pouco embasamento teórico e pratico) que tenho sobre uma tese que estou fundamentando, e que diz respeito aos três pilares fundamentais do sucesso de um individuo.

Esses pilares são: VONTADE – COMPETÊNCIA - SORTE (Claro, isso tudo é a minha visão sobre a coisa, não coloco aqui nenhum ponto de vista que antes tenha lido ou escutado... isso tudo, acreditem, é invenção da minha cabeça).

Diagramadosucesso
Diagrama do sucesso!

Pilar Vontade

Vontade

Para começar, vou falar do primeiro pilar, o pilar da VONTADE, ele também da sustentação como os demais pilares, e é o que mais depende da pró atividade agressiva, do desejo de vencer, da gana, da raça, da força, do desejo.. Enfim, depende de cada um! Não depende da SORTE, muito menos da COMPETÊNCIA, apesar de ter relação e intervenção direta aos dois outros.

A palavra vontade nesse caso poderia ser transformada em outras, como por exemplo: desejo, sonho e etc..

A vontade em um ser humano, seja empregada na vida profissional ou pessoal, deve ser muito mais do que apenas à vontade no sentido etimológico da palavra, que é a de fazer algo. A vontade deve ser maior, mais abrangente, mais vibrante, mais empolgante, deve ser a vontade de SABER, FAZER, SER.

Saber o que você quer ser e aonde quer chegar.
Fazer o que for preciso, ter gana e força, para enfrentar os desafios que vão aparecer para que o objetivo seja conquistado.

Para que finalmente, ser, o que tiver vontade de ser.

Parece simples, mas leve isso ao seu mundo, eu mesmo conheço uma porção de gente que tem muita vontade, de ser, ter, fazer, saber.. e acabam não sendo nada do que tinham vontade, como disse, apenas ter vontade não adianta, é um primeiro passo, mas após isso, tem-se que transformar a vontade em ação e correr atrás.

Pilar Competência

Competência

O segundo pilar é a Competência, o mais influenciado pelo meio em que o individuo nasce ,vive e é educado, requer investimentos financeiros e intelectuais.

Financeiro, sim, claro, pois uma boa escola de formação fará diferença (não é primordial, mas sim, diferencial) na educação, trato e formação ética e moral. Alem de dar embasamento pratico e teórico sobre situações do dia-a-dia, e do convívio em grupo com diversos exemplos da espécie.

Intelectual, sim, claro, pois alguém conhece um ser que seja especialista sobre algum assunto, ou ferramenta, sem ter lido manuais, livros, sem ter pesquisado, ou sem ter estudado? Eu também não...

Por tanto é fundamental ter em mente que se você quer ser ótimo em qualquer coisa, você precisa desprender tempo e dedicação para que isso ocorra.

Como diria minha mãe: "Colocar o livro debaixo do travesseiro não transfere conhecimento durante a noite, ouviu Guilherme!?" Sábia, mamãe!

Entram nesse pilar, tanto competências técnicas, de formação, além de títulos de faculdades, pós-graduação e etc, mas entram nesse pilar também, competências extracurriculares (digamos assim), muito exigidas no mundo atual, como as que seguem abaixo e entre outras:

Competência no trato com pessoas;Competência na organização;Competência na influência;Competência na execução de atividades;Competência no trabalho em equipe;Competência na liderança;Competência ao falar, vestir, andar, etc etc etc

Por exemplo: alguém imagina o Silvio Santos com mal vestimenta, ou com postura de derrotado em alguma reunião ou na apresentação de algum programa?

Ou então o Eike Batista (homem mais rico do Brasil) sendo desorganizado? Ou não sendo um bom líder?

Não, não tem como, são competências que além das formais (cursos, faculdades, e etc) estão implícitas no sucesso de um homem.

Sim, você deve estar se perguntando, "Ei Zanoni, lembrei de uma coisa, e as experiências de um ser, elas não entram em competências?!"

E eu responderia: "Sim meu caro, entram aqui também as experiências que se tornam competências, porém, entre tudo, todavia, as experiências são muito pessoais, cada qual tem as suas, por isso não entraremos neste quesito". Basta saber, que sim... Além de estarem nesse pilar, às experiências são ainda muito cobradas.

Não acredita em mim? Lembre-se da sua última entrevista de emprego, e responda sinceramente: Não foi feita ao menos uma pergunta referente a uma situação aonde aplicou sua experiência dentro de um projeto, equipe do seu último emprego ou então qualquer outra pergunta referente à sua experiência, aonde você deveria relatar como se virou!?

Pilar Sorte

Sorte

E enfim, vamos falar do último pilar, o pilar da SORTE, pilar sacana, cruel e pilantra... Onde tudo que você tem nos bolsos de Competência e Vontade pode ser jogado no lixo ou serem elevados a 1000 de uma hora para outra. Mas calma, ele pode estar do seu lado..

Ao fazer aquela entrevista aonde você tem a plena certeza e confiança que fez uma bela entrevista, que tem a vontade exigida para crescer dentro da instituição e tem todos os pré-requisitos (entenda-se COMPETÊNCIAS) da vaga, e sabe no seu intimo pessoal que é o cara certo para aquela atividade, para aquele cargo, você espera então por um retorno certo da empresa informando a data de inicio... Porém o que ocorre? Você recebe um e-mail (nessas horas ninguém liga e ninguém quer falar com você pessoalmente), informando que outro candidato foi escolhido para preencher a vaga...

Pura questão de sorte, sim sorte, não sua claro, mas do outro rapaz que com certeza não deve ter tantas competências mas tem muito mais sorte que você, ele deve conhecer alguma pessoa do RH, ou da própria área que está contratando e por ai vai.. Sorte.. Simples assim, ele conheceu alguém que você não conheceu, por um golpe do destino e isso o ajudou na sua caminhada para o final feliz. Paciência, bola pra frente, quem sabe isso já na aconteceu com você?

Quem tiver a sorte de estar no lugar certo, na hora certa, estará muito encaminhado. Sim, exemplos não faltam em que nos pegamos falando: "Que cara de sorte", "Que puta sorte que o Fulaninho tem hein?!", "Esse nasceu virado para a lua".

Responda-me então, o que é a famosa e tão difundida atualmente, técnica de Networking?

Resposta: Nada mais do que conhecer as pessoas certas, nos momentos certos, nos lugares certos, para serem contatadas/chamadas quando preciso for, basicamente (para uma melhor eficácia da técnica, é indicado marcar uma cervejinha de vez em quando com pessoas "chaves").

Conclusão

Respondendo então as minhas perguntas lá do começo do post: O que é necessário para dar certo na vida? O que é necessário para se dar bem no jogo, ser um exemplo a ser seguido? Por que alguns têm mais portas abertas do que outros?

No meu ponto de vista, a resposta é que temos que ser equilibrados em nossas ações, como um tripé, não pode um pilar se maior ou mais forte do que os outros.. Causará uma discrepância, um homem com muita sorte e vontade, mas com pouca competência, não conseguirá chegará muito longe.

Será que você tem as competências certas para estar onde esta? Ou chegar aonde quer chegar? Será que tem a sorte necessária? Ou a vontade que deve ser desprendida está sendo focalizada para o atingimento do seu target?

Todos os pilares devem ser igualmente fortes, equilibrados e terem o apoio um no outro, assim sendo.. Você irá longe, ou pelo menos, tem tudo para ir aonde desejar ir.

Seja, queira, faça, saiba, corra atrás do que tem VONTADE, e eu lhe desejo toda a SORTE do mundo para que junto com suas COMPETÊNCIAS você esteja apto a encarar e vencer seus desafios.

"as pessoas que são loucas para pensar que podem mudar o mundo, são efetivamente as que mudam o mundo..." Já dizia alguém!

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: competencia Sorte sucesso valores vontade