押忍 OSS = Ousadia, superação e sucesso?

Entusiastas das artes marciais certamente já ouviram em campeonatos, treinos ou até mesmo filmes, os praticantes declamarem uma palavrinha de apenas três letras, mas de grande significado: “Oss” (Ou Osu!)

Seja para cumprimentar um adversário ou para sinalizar que compreendeu um comando do professor, o “Oss” sempre é dito de forma firme e com a voz empostada.

Apesar de alguns pensarem que se trata das iniciais para “Ousadia, Superação e Sucesso” e de ser até uma explicação bem interessante e pertinente ao contexto, a palavra tem outro significado.

A expressão foi criada na escola naval japonesa e é formada pela junção das palavras Osu (押 - pressionar) e Shinobu (忍 - suportar). De forma simplificada, podemos traduzir como uma filosofia de “perseverar sob pressão”.

Esse espírito de combate e a superação dos obstáculos através de uma atitude positiva, aliados à coragem e persistência são fundamentais também no mundo corporativo.

As constantes mudanças nos cenários político, econômico e até cultural, geram uma grande instabilidade em todos os setores do mercado. Nesse rol, profissionais com alto nível de resiliência se sobressaem.

A filosofia do “Oss” traduz bem essa habilidade interpessoal tão requisitada nos dias atuais e talvez a prática das artes marciais seja uma maneira de adquirir e treinar essa habilidade.

Oss!

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: atendimento comportamento empresas gestao liderança marketing mercado metas resultados