Planejamento Estratégico

O presente artigo relata sobre o planejamento estratégico, o qual deve ser elaborado, implantado e avaliado em qualquer empresa, de qualquer setor desde as micro até as multinacionais, levando em consideração todas as áreas da empresa.

Seguir + Cristiane Nicolak,

         Segundo Maximiano (2000, p.203) no campo da administração das organizações "a estratégia abrange os objetivos da organização na relação com seu ambiente: a seleção dos produtos e serviços e dos mercados e clientes com os quais a organização pretende trabalhar". Por sua vez planejamento estratégico é definido como sendo o processo de elaborar uma estratégia, com base na análise do ambiente interno. Continua Kuazaqui (2006, p.297) dizendo que:


                        [...] enfrentar o mundo dos negócios é como entrar no tabuleiro                                   com suas peças (recursos), pensar em como movimentá-las                                    (estratégias e ações táticas) e, enfim, chegar a um resultado: a                                   vitória ou a derrota [...] essa derrota pode representar a sua                                        saída do tabuleiro, ou seja, do negócio.


         O planejamento estratégico difere de um planejamento básico, justamente por possuir uma diretriz peculiar e não apenas um destino a chegar. Para Kuazaqui (2006, p.297) "é necessário chegar primeiro e melhor que outros concorrentes".

         Não existe uma "receita de bolo" quando se trata de planejamento estratégico, o modelo ou a estrutura a ser utilizada depende de muitos fatores internos e externos (KUAZAQUI, 2006).

         Existem diferentes metodologias para elaboração e implementação de planejamentos estratégicos, mas de uma maneira em geral todos seguem a mesma linha de raciocínio estabelecendo algumas etapas a serem seguidas: Diagnóstico Estratégico; definição da missão e visão da empresa; definição dos objetivos e estratégias.

         O diagnóstico estratégico representa a primeira fase do planejamento, onde verifica-se os pontos fortes e fracos que a empresa apresenta, e em seguida as oportunidades e ameaças que a empresa está exposta. Segundo passo é a definição da missão e visão da organização, ou seja, a razão de ser da empresa e a explicitação do que a empresa idealiza, respectivamente. Com base na missão e visão da empresa é que os objetivos são formulados de uma forma simples e objetiva. E por fim a definição das estratégias com criatividade e originalidade.

         O processo de planejamento estratégico é a, longo prazo e também muito importante para as organizações. Constitui-se, portanto em uma função administrativa de elevado índice, é através dele que o gestor e sua equipe estabelecem os parâmetros que vão direcionar a organização da empresa, a condução da liderança, assim como o controle das atividades.

- PUBLICIDADE -

         De nada adianta ter o planejamento estratégico no papel, com palavras difíceis e bonitas se ele não é executado, pelo contrário ele deve ser colocado em prática, para tanto é imprescindível saber utilizar os instrumentos do planejamento de forma coerente, adaptando-os à realidade da empresa e às suas necessidades, pode ser então uma excelente arma competitiva.


REFERÊNCIAS

KUAZAQUI, E. et al. Administração para não administradores. São Paulo: Saraiova, 2006.

MAXIMIANO, A. C. A. Introdução a administração. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2000.



Avalie este artigo:
(0)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: empresa Planejamento estratégico

Administradores Premium

Últimos Workshops


Revista Administradores

Revista Administradores

Materia da Capa
Séries como você nunca viu

Entrevista com:
Paulo Rabello sobre a proposta para a economia brasileira


Seja um Administrador Premium e
Tenha acesso a todos esses benfícios.

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração