Mais comentada

Planejamento Estratégico

O presente artigo relata sobre o planejamento estratégico, o qual deve ser elaborado, implantado e avaliado em qualquer empresa, de qualquer setor desde as micro até as multinacionais, levando em consideração todas as áreas da empresa.

Cristiane Nicolak,

         Segundo Maximiano (2000, p.203) no campo da administração das organizações "a estratégia abrange os objetivos da organização na relação com seu ambiente: a seleção dos produtos e serviços e dos mercados e clientes com os quais a organização pretende trabalhar". Por sua vez planejamento estratégico é definido como sendo o processo de elaborar uma estratégia, com base na análise do ambiente interno. Continua Kuazaqui (2006, p.297) dizendo que:


                        [...] enfrentar o mundo dos negócios é como entrar no tabuleiro                                   com suas peças (recursos), pensar em como movimentá-las                                    (estratégias e ações táticas) e, enfim, chegar a um resultado: a                                   vitória ou a derrota [...] essa derrota pode representar a sua                                        saída do tabuleiro, ou seja, do negócio.


         O planejamento estratégico difere de um planejamento básico, justamente por possuir uma diretriz peculiar e não apenas um destino a chegar. Para Kuazaqui (2006, p.297) "é necessário chegar primeiro e melhor que outros concorrentes".

         Não existe uma "receita de bolo" quando se trata de planejamento estratégico, o modelo ou a estrutura a ser utilizada depende de muitos fatores internos e externos (KUAZAQUI, 2006).

         Existem diferentes metodologias para elaboração e implementação de planejamentos estratégicos, mas de uma maneira em geral todos seguem a mesma linha de raciocínio estabelecendo algumas etapas a serem seguidas: Diagnóstico Estratégico; definição da missão e visão da empresa; definição dos objetivos e estratégias.

         O diagnóstico estratégico representa a primeira fase do planejamento, onde verifica-se os pontos fortes e fracos que a empresa apresenta, e em seguida as oportunidades e ameaças que a empresa está exposta. Segundo passo é a definição da missão e visão da organização, ou seja, a razão de ser da empresa e a explicitação do que a empresa idealiza, respectivamente. Com base na missão e visão da empresa é que os objetivos são formulados de uma forma simples e objetiva. E por fim a definição das estratégias com criatividade e originalidade.

         O processo de planejamento estratégico é a, longo prazo e também muito importante para as organizações. Constitui-se, portanto em uma função administrativa de elevado índice, é através dele que o gestor e sua equipe estabelecem os parâmetros que vão direcionar a organização da empresa, a condução da liderança, assim como o controle das atividades.

         De nada adianta ter o planejamento estratégico no papel, com palavras difíceis e bonitas se ele não é executado, pelo contrário ele deve ser colocado em prática, para tanto é imprescindível saber utilizar os instrumentos do planejamento de forma coerente, adaptando-os à realidade da empresa e às suas necessidades, pode ser então uma excelente arma competitiva.


REFERÊNCIAS

KUAZAQUI, E. et al. Administração para não administradores. São Paulo: Saraiova, 2006.

MAXIMIANO, A. C. A. Introdução a administração. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2000.



Avalie este artigo:
(0)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: empresa Planejamento estratégico

Shopping