Mais comentada

Planejar é bom, executar é melhor ainda!

Planejar é primordial para qualquer projeto, mas muitas pessoas vivem de planejar e na hora de exceutar deixam a desejar, você sabe tirar as idéias do papel?

Rafaela Macedo,

Todos sabem a importância de fazer um bom planejamento antes de executar um projeto, definir o que precisará ser feito, quanto será investido, que parcerias serão necessárias, quantas pessoas estarão envolvidas e várias outras questões. Uma parte muito importante do planejamento do projeto é a definição de metas e elaboração do cronograma, esses dois itens devem ser reais e alcançáveis, de nada adianta definir metas absurdas e prazos apertados sabendo que não há condições de cumprir, defina esses passos com base na real disponibilidade de tempo e recursos.

Enquanto muitas pessoas têm dificuldade de parar para planejar, outras são conscientes da importância dessa etapa do projeto e fazem isso muito bem, o problema é que muitas vezes elas planejam, planejam e planejam, mas esquecem de pôr em prática o que foi definido.

Essas pessoas se empenham em planejar cada fase do projeto, pensam em cada detalhe e o planejamento fica encantador aos olhos de todos, conseguem deixar as pessoas empolgadas e ansiosas pela execução e aí está à palavra chave: EXECUÇÃO.

Sabe o que acontece com pessoas que nunca conseguem executar aquilo que foi planejado? Ficam sem credibilidade com sua equipe, as pessoas começam a duvidar de sua competência, sabem que seu discurso é bonito, mas não passa disso, de palavras, ideias que apesar de maravilhosas nunca passarão disso, o que as pessoas querem é realidade, ação!

O mercado precisa de pessoas com a habilidade de tirar as coisas do papel, planejamento sem execução é apenas sonho, e sonhos só rendem lucro quando viram realidade. Planeje, faça isso com dedicação e bastante entusiasmo, mas também use esses dois elementos para a fase da execução, desafie-se a cumprir meta por meta dentro do prazo determinado, comemore com sua equipe cada etapa concluída, faça uma boa gestão do tempo para que tudo saia de acordo com o planejamento.

Imprevistos sempre ocorrerão, mostre sua habilidade de resolvê-los em tempo hábil, faça seu planejamento já levando em consideração possíveis atrasos, afinal a execução de um projeto depende de vários fatores e algumas vezes algo não será entregue no tempo determinado.

Desenvolva essa habilidade e verá surgir um novo profissional em você, mais competente, mas admirado e ciente de sua capacidade de fazer acontecer, de promover mudanças.

Avalie este artigo:
(0)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: planejamento projetos

Vagas de trabalho