Mais comentada

Principais Diferenças entre o Planejamento Estratégico e o Tático- Operacional

As decisões estratégicas estão focadas nos problemas externos da organização e não internos. Especifico no que tange a escolha do composto de produtos ou bens a serem produzidos e ofertados.

Julio Leite,
O planejamento empresarial consiste em três características no que se refere da diferença entre planejamento estratégico e o tático – operacional. Tais como:
  1. Quanto mais demorado for o surgimento do efeito de um plano e quanto mais difícil altera – lo, mais estratégico será.
  2. Se a empresa estiver mais atividades e for atingida por um plano, mais estratégico será.
  3. O planejamento tático designa na escolha pelo qual irá tentar o atingimento dos objetivos específicos. Esses objetivos são normalmente dirigidos pelos níveis da hierarquia que são os mais altos da empresa.

O planejamento direciona – se na formulação dos objetivos no que diz respeito a escolha dos meios para conseguir atingi – los. A diferenciação ocorre em termos relativos e se fundamenta em três aspectos:

  1. Nível das Decisões: O planejamento estratégico é gerenciado sempre nos altos níveis empresariais.
  2. Dimensão Temporal: O planejamento estratégico apresenta um maior prazo, diferente do planejamento tático – operacional.
  3. Amplitude de Efeitos: As decisões no planejamento estratégico envolvem toda a empresa e não apenas parte dela.

O planejamento estratégico é mais extenso, porém com uma dimensão longa, em que a sua formulação é realizada não apenas pelo alto nível da administração, mas sim no que tange um envolvimento de diversos departamentos da empresa através da administração participativa.

O planejamento estratégico reflete nos aspectos, fatores e problemas essenciais do ambiente de uma maneira mais abrangente, correlacionando – se com as principais finalidades e a missão da empresa. É realizado em dimensão temporal maior e os efeitos abrangem e envolvem a empresa num todo, enquanto os planos táticos e operacionais são fechados ao processo multifuncional da empresa, enquanto os planos táticos e operacionais são restritos a tal processo com horizontes e curtas dimensões com o objetivo para as ações mais rápidas e imediatas.

Entende - se que não existem separações concretas no processo de planejamento, que é apenas uma didática, esse processo é continuado e integrado, iniciando – se assim através do planejamento estratégico, alcançando os planos operacionais de aplicação imediata.

Avalie este artigo:
(1)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.