Promoção dos aspectos positivos na comunicação. Porque seria importante para os relacionamentos e negócios?

Escuta ativa principalmente de boas notícias, promovendo um ambiente de comunicação positiva.

Conforme pesquisas da Psicologia Positiva de Shelly Gable (2006) da Universidade Santa Bárbara, na Calofórnia, o incentivo à comunicação positiva é uma importante chave para os bons relacionamentos pessoais e profissionais, e que a maneira que respondemos à boa notícia do outro pode ajudar a construir ou prejudicar o relacionamento.

Acredito que se você é gestor, líder ou empreendedor, prefere ser positivo e contar com pessoas mais positivas. Já sabe como fazer para atingir este nível?

O que mais interessa neste momento é promover a comunicação com aspectos positivos e construir bons relacionamentos, e o segredo para isso, é: simplesmente receber com entusiasmo e interesse a notícia positiva.

As principais características que estimulam a comunicação positiva são:
• A reação do ouvinte ser com interesse autêntico, alegria e entusiasmo na voz e na fisiologia. Como por exemplo: “É uma ótima notícia! Parabéns, conte mais sobre o seu sucesso”.

Uma evidência de que esse modelo de processo na comunicação funciona, verdadeiramente, é o comportamento de coach e coachee em uma sessão de coaching. A cada resultado positivo compartilhado mais encorajamento para o próximo passo. E a sensação de bem-estar é imediata.

O resultado ou consequência dessa audição é que a pessoa se sente validada, entendida, e emoção positiva é sentida.

E as emoções positivas são, nada mais, nada menos do que indicadores de saúde e bem-estar, além de tornar as pessoas mais integradas socialmente, abertas à compreensão, comprometidas, resilientes e eficazes.

Essas características são replicáveis em todas as interações sociais, com familiares, amigos, colegas, funcionários, líderes e clientes.

O funcionamento acontece dessa forma: me comunico positivamente, me alegro com o entusiasmo e apoio recebido, sinto emoções positivas, penso positivo e acredito mais no meu potencial de realizar, entregando mais e mais resultados positivos.

É perceptível e sabido que é melhor conviver com pessoas positivas. Contar, compartilhar boas notícias, coisas boas, seria se gabar? Fazer isso é só para “se aparecer”?

Ao mesmo tempo que se tem a certeza de que seria necessário elevar o nível de positividade na comunicação, poderia rondar a mente algumas crenças, tão peçonhentas, que, por vezes, nos colocaria em passividade ao não compartilhar e não ouvir com interesse os fatos de positivos de outras pessoas.

Percebe-se, que ao se desenvolver tanto a fala quanto a audição com esse nível de positividade e interesse, gera ganhos e resultados para si e para o outro, extremamente maiores do que expressar-se de forma negativa ou não expressar-se.

Estimular a comunicação positiva com seu time de trabalho, além de promover um ambiente positivo e criativo, se o funcionário utilizar com o cliente, provavelmente, estará executando um atendimento surpreendente o atraindo de forma mais assertiva, sendo mais um subsídio para fechamento de negócios.

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