Mais comentada

Qual o verdadeiro papel do consultor empresarial?

O consultor empresarial é uma peça-chave para “arrumar” aquelas empresas que estão querendo de alguma forma melhorar alguns ou todos os seus departamentos

Eugênio Sales,

Jamais na história recente do nosso país tantas empresas contrataram consultores empresariais para ajudarem as mesmas a cresceram num ritmo mais acelerado.

O consultor empresarial é uma peça-chave para “arrumar” aquelas empresas que estão querendo de alguma forma melhorar alguns ou todos os seus departamentos .

Mas qual o verdadeiro papel do Consultor Empresarial?

Segundo Ivan Marcos Kruger, mestre em Liderança, consultor empresarial é aquele que dá conselhos sobre uma área que é de seu conhecimento e que fornece uma direção, esclarece uma dúvida, escuta dilemas para, então, sugerir um caminho mais apropriado.

Para Gisele Meter, psicóloga e especialista em liderança, para que uma consultoria possa atingir seu propósito, é necessário que o profissional que a presta saiba “ler” o ambiente e esteja consciente do que a empresa necessita.

Mas, afinal de contas, no que o consultor empresarial pode ajudar as empresas a melhorarem seu desempenho e quais as características de um consultor de sucesso?

  • O consultor precisa ser dinâmica e profundo conhecedor do ramo em que presta consultoria;
  • Precisa saber ouvir mais do que falar;
  • Precisa saber em que setores suas ações precisam ser tomadas antes aos outros departamentos da empresa;
  • Precisa saber diferenciar o que é importante do que é urgente;
  • Precisa ser independente e saber falar a verdade para os líderes e liderados das empresas sem ser arrogante e nem o “dono da verdade”;
  • Precisa estipular metas alcançáveis e que motivam o grupo a seguir mais firme e mais determinado.

E quais as empresas que precisam de um consultor empresarial?

  • Toda aquela que nota deficiência em alguns setores;
  • Toda aquela que deseja avançar mais rápida para o sucesso;
  • Toda aquela que tem a mente aberta e empreendedora para promover mudanças necessárias;
  • Enfim, toda aquela que não quer perder clientes e negócios importantes.

 E a sua empresa, leitor (a) amigo (a), precisa de uma consultoria? Será que o momento não é este?

Avalie este artigo:
(0)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Shopping