Mais comentada

Que métricas analisar para tirar bons insights para seu negócio?

Fica a questão: com a grande quantidade de dados gerados diariamente, quais são os melhores para se analisar?

Os últimos dois textos trataram um pouco sobre alguns elementos básicos que devem conter em seu documento de resultados. Falamos da importância da análise dos dados e também da transformação desta análise em estratégias que tenham relevância para o negócio do cliente.

Mas fica a questão: com a grande quantidade de dados gerados diariamente, quais são os melhores para se analisar?

A verdade é que depende.

Cada negócio possui a sua particularidade e às vezes, o conjunto de métricas que serve para uma empresa é totalmente diferente para outra, mesmo que estas sejam concorrentes.

Como o objetivo destes textos é de apenas oferecer uma visão inicial sobre os relatórios de resultados, irei citar aqui os três grupos principais de dados que são mais utilizados no mercado.

Cada grupo deste compreende um conjunto de métricas que podem representar os principais objetivos da empresa:

Grupo de conversão: engloba todas as métricas colhidas que ajudaram direta ou indiretamente a gerar uma conversão, geralmente venda. Este é um dos principais grupos para os gestores da empresa e sua análise oferece fortes insights para descobrir como a empresa pode vender mais utilizando a internet.

Grupo de engajamento: engloba as principais métricas sociais, como também os dados colhidos de todos os pontos de interação digital com a marca, sejam e-mails recebidos, comentários em blogs e outros.

Este grupo de métricas necessita de ferramentas especificas para a coleta, mas é através delas que o analista irá tirar informações sobre o perfil do consumidor digital da marca para gerar ações que tenham cada vez mais engajamento.

Grupo de conteúdo e qualidade: este é um grupo que tem a função de monitorar a qualidade do conteúdo através do comportamento do usuário com a mensagem da empresa. Dados como a profundidade da visita, tempo no site, quantidade de replicações e outros, este é um grupo de bastante relevância para blogs.

Estes são apenas alguns dos vários grupos de métricas que podem gerar, após analise, bons insights para sua estratégia online, finalizamos esta série, mas continuarei em outros post aprofundando um pouco mais neste assunto.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: metricas