Quer resultado? Pare de focar na grama do vizinho!

Pare de perder tempo prestando atenção no que o outro está fazendo. Analisar a concorrência e o mercado não significa ficar obsessivo pelo que o outro está fazendo.

Tudo na vida é uma questão de equilíbrio. Precisamos estar antenados nas tendências, no comportamento dos consumidores e concorrentes - especialmente quem é empreendedor. As melhores oportunidades surgem quando estamos observando o que acontece à nossa volta. E nós aqui sabemos disso muito bem. Como empreendedores e empresários - sim, são coisas diferentes e complementares - estamos sempre atentos às necessidades das pessoas e ações dos concorrentes para podermos oferecer o melhor. 

Mas uma coisa é observar, a outra é viver em função de. Sempre falamos que cada um é um - tanto pessoas como negócios. Cada empreendimento tem suas características, seu DNA e consequentemente seus diferenciais. Mas na mente do consumidor, ainda mais se a sua comunicação não for muito clara, pode ser "tudo farinha do mesmo saco". E para que você saiba se destacar, tem que saber o que o outro está oferecendo para poder se comunicar de forma clara com esse público. Mas a grande questão hoje é: isso que o cara está fazendo e ganhando dinheiro, quero fazer também. E então você fica viciado em querer saber o que o "vizinho" está fazendo e não foca no que deveria estar planejando para ter melhor desempenho.

As midias sociais são perigosas e viciam porque temos acesso 24/7 ao que outras pessoas estão fazendo e sempre temos a sensação de que estão mais bem expostos, que sua linguagem está melhor, que têm mais curtidas e não sei mais o quê. Um bom empreendedor precisa ter disciplina no uso dessas ferramentas e saber interpretá-las. E precisa pensar primeiro no seu próprio negócio e então como complemento, analisar o que ocorre "na casa ao lado". Por isso que eu sempre digo: quer ter resultado? Pare de achar que a grama do vizinho é sempre mais verde. Ela pode ser de plástico!

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: comportamento negocios sucesso

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração