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Recepção a clientes

Vanessa Queiroz,
Toda empresa necessita de pessoas preparadas e felizes para recepcionar os clientes, pessoas importantes que são nada mais nada menos que parceiros que garantem o sucesso e o lucro das empresas.
Daí a importância de uma secretária preparada, pois é imprescindível um atendimento especial a esses clientes, e ninguém melhor que vocês para dar uma boa impressão da empresa. Veja algumas dicas:
Ø Recepcionar sempre dizendo “bom dia”, “boa tarde”;
Ø Ao se despedir, diga apenas “até logo”;
Ø Ofereça um café, água ou chá;
Ø Acomode o cliente da melhor maneira possível, enquanto ele espera;
Ø Comunique ao seu chefe a chegada do cliente, informando sempre o nome e a empresa. Caso não recorde de imediato o nome da empresa, peça desculpas e pergunte o nome da empresa a qual o cliente pertence, agradeça a informação recebida;
Ø Caso seu chefe esteja com outra pessoa, informe ao cliente a posição de atendimento; não deixe que ele pense que você não informou sua chegada.
E nunca esqueça: seja feliz, atenda sempre sorrindo, um sorriso discreto, mas sincero, mesmo que o cliente não esteja em seu melhor dia, mostre que você é superior a isso e encante o lugar com um bom atendimento.
Veja a seguir dicas do que não fazer na presença de um cliente:
Ø Nunca fale mal do seu local de trabalho;
Ø Não puxe assunto com o cliente, a não ser que ele lhe pergunte algo;
Ø Não fique de fofocas no telefone, enquanto o cliente espera;
Ø Nunca de opiniões sobre o comportamento ou atitude de seu chefe;
Ø Não comente jamais para um cliente os pontos fracos de outro;
Ø Evite atender o celular ou tratar de assuntos particulares na frente da visita;
Ø Não fique de bate papo com outros funcionários;
Ø Nunca exclua um cliente. Caso chegue outro que você, por algum motivo, tenha mais contato, seja imparcial.
Um bom atendimento faz com que o cliente retorne, fale bem de você, e possa vir a ser um excelente contato para o seu network no futuro. Porém, para isso, você deve causar uma boa impressão.
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