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Segmentação psicográfica

Wagner Ribeiro,
Na segmentação psicográfica, os compradores são divididos em diferentes grupos, com base em seu estilo de vida, sua personalidade e seus valores. Pessoas do mesmo grupo demográficos podem ter perfis psicográficos diferentes.

Estilo de vida – As pessoas possuem mais estilos de vida do que sugerem as setes classes sociais.

Exemplo: As empresas de cosméticos, de bebidas alcoólicas e de móveis estão sempre procurando oportunidades na segmentação por estilo de vida, embora esse tipo de segmento nem sempre funcione.

A Nestlé lançou uma marca especial de café sem cafeína para os que tomam café tarde da noite e fracassou.

Personalidade – Produtos com personalidades de marca, que correspondem às personalidades dos consumidores.

Exemplo: No final dos anos 50, os carros da Ford e da Chevrolet eram promovidos como tendo diferentes personalidades. Os que compravam Ford eram identificados como independentes, impulsivos, masculinos, atento às mudanças e autoconfiantes. Os donos de Chevrolet eram conservadores, econômicos, voltados para o prestigio, mais sensíveis e evitavam os extremos.

Valores – Alguns segmentos de mercado são baseados em valores centrais, crenças que determinam atitude e comportamento de consumo. Valores centrais são mais profundos do que comportamento e atitudes e determinam, em um nível básico, as escolhas e desejos das pessoas no longo prazo.



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