Mais comentada

SEGURANÇA E CONTROLE EM SISTEMA DE INFORMAÇÃO

Madson Denes,

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE MANAUS

SEGURANÇA E CONTROLE EM SISTEMA DE INFORMAÇÃO

Acadêmicos:
Iaraci Barros.
Joaquina Lourenço
Madson Denes Romário Lima

Orientador: Prof. Paulo Silva 

          O sistema de informação é responsável por manter as operações da empresas e é influenciado por fatores humanos, tecnológicos e físicos, por isso se torna vulnerável, precisa ser protegido, criando um ambiente de controle assegurando a qualidade do sistema.

          Quando grande quantidade de dados é armazenada na forma eletrônica, eles ficam vulneráveis a muitos mais tipos de ameaças do que quando existem na forma manual. 

          Ameaças aos Sistemas de Informação Computadorizados:
➔ Falha de hardware;
➔ Falha de software;
➔ Ações pessoais;
➔ Invasão de terminais;
➔ Roubos de dados, de serviços e de equipamentos;
➔ Incêndios;
➔ Problema de fornecimento de energia elétrica;
➔ Erros de usuários;
➔ Mudanças de programas
➔ Problemas de telecomunicações; 

          Os sistemas computadorizados são especialmente vulneráveis a tais ameaças pelas seguintes razões:
 Um sistema de informação complexo não pode ser copiado manualmente.
 Procedimentos computadorizados aparentam ser invisíveis e não são facilmente entendidos ou auditados.
 Embora as chances de desastre nos sistemas automatizados não sejam maiores do que nos sistemas manuais, o efeito de um desastre pode ser muito mais extenso. Em alguns casos, todos os registros de u sistema podem ser destruídos e perdidos para sempre.
 Os sistemas de informação on-line são diretamente acessíveis por muitos indivíduos. Usuários legitimados podem conseguir acesso fácil aos dados de computador que eles não estão autorizados a ver. Indivíduos não autorizados também podem ganhar acesso a tais sistemas. 

         Os avanços das telecomunicações e em software para computadores ampliam essas vulnerabilidades. Através das redes de telecomunicações, os sistemas de informação em diferentes localidades podem ser interconectados. O potencial para acesso de não autorizado, abuso ou fraude não é limitado a uma única localidade, mas ocorre também em qualquer ponto de acesso numa rede. 

           A internet estabelece problemas especiais por que foi projetada explicitamente para ser acessada com facilidade por pessoais em diferentes sistemas de computadores. 

Hackers e Vírus de Computador .

          Um hacker é uma pessoa que consegue acesso não-autorizado a uma rede de computador para proveito próprio, danos criminosos ou prazer pessoal. 

        Os hackers propagam vírus de computador, que se espalham furiosamente de sistema para sistema, obstruindo a memória do computador ou destruindo programas ou dados. Quase 12.000 vírus são conhecidos, com 200 ou mais novos vírus criados a cada mês. 

          É preciso entender, portanto, que o sucesso das empresas depende da segurança e controle em informação, em vista que os problemas de segurança de informação estão aumentando rapidamente, causando danos em muitas organizações. A proteção requer altos níveis de investimento, portanto, as empresas não só precisam usar controles para prevenir ou detectar problemas de segurança, mais precisa fazer isso de forma organizada, atribuindo responsabilidades e autoridade por toda a organização.

Obs: Artigo completo em Produções Acadêmicas.

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Shopping