Sistemas de gestão e sua importância para as empresas

Quando entrei para a comunidade dos administradores.com.br, tinha a intenção de fortalecer meu relacionamento e disponibilizar o conhecimento que adquirir nas empresas que passei. Nesse artigo vou começar a falar sobre a importantíssima de um bom Sistema de Gestão dentro de um empresas.

Marcos Evandro,

Se você esta lendo esse artigo é por que já se deparou com a seguinte situação: Temos que investir na troca ou na compra de um sistema para ajudar gerenciar minha empresa.

E o Primeiro questionamento que passa na cabeça de muitos empresários é o porquê investir nesta?(como trabalho na área de ERP, já me deparei diversas vezes com esse questionamento). A resposta para essa pergunta é simples, um sistemas vai dar confianças nos dados, agilidade nos processos, e reduz custo.

Os sistemas podem ser classificados de duas maneiras:
1 - Sistemas de Controle - São sistemas que ajudam a controlar informações e registro de sua empresa.
2 - Sistemas de Gestão - Também fazem o controle das informações, mais diferente do primeiro ele possui ferramentas que ajudam a você ver sua empresa de uma maneira estratégica, geralmente empresa que possuem uma ferramenta desta acaba tem um grande diferencial.

Outra pergunta que deve estar passando pela sua cabeça é quais pontos analisar em um sistema na hora da compra?

1 - Deve analisar as funcionalidades que o sistema tem que ter para atender as necessidades da sua empresa.
2- Conhecer a empresa de onde você esta comprando, saber o tempo de mercado e se possível conhecer a estrutura que a empresa pode te oferecer. Pois essa empresa tem que lhe oferecer um suporte para que você possa utilizar no máximo o sistema.
3 - Um ponto muito importante é saber muito bem qual o objetivo de sua empresa, pois um sistema que pode lhe atender perfeitamente hoje pode não atender mais quando sua empresa crescer, isso é um grande problema significa que sua empresa vai ter que gastar novamente na compra de um novo sistema.

Neste ponto você deve estar pensando onde entra o preço? ou então deve estar pensando que sua empresa é pequena e não pode investir num sistemas. Ou que o controle que você faz em Excel é o suficiente para sua empresa.Para você que se identificou com qualquer um desses pontos, hoje já tem empresas que estão atuando no mercado com foco nas pequenas e médias empresas. Alem disso existem diversas formas de viabilizar um projeto desses para sua empresa, uma delas é o BNDES que disponibiliza linhas de crédito para investimento no segmento de T.I.


Acho que para o Momento é isso, vou estar regularmente estar postando artigos e esclarecendo dúvidas sobre a área de sistemas de Gestão, então se ficou com dúvidas ou quer saber mais sobre essa área mande seu comentário ou sua pergunta que terei maior prazer em responder.

 

Avalie este artigo:
(0)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: CRM diferencial empresas ERP gestão sistemas