Startup brasileira lança App que coloca um intérprete para outros idiomas no seu bolso durante as Olimpíadas

O App Univoxer localiza e contata um intérprete em qualquer lugar do mundo, via celular, para intermediar a conversa entre duas pessoas que não falam o mesmo idioma, simplificando a comunicação para atletas turistas e prestadores de serviços durante e depois das Olimpíadas.

Florianópolis, 25 de julho de 2016 – O incremento de valor que negócios inovadores, muitas vezes ligados à tecnologia da comunicação e informação, vem introduzindo nos mercados globais é cada vez mais visível e compreendido em todas as economias do mundo. Propostas tidas inicialmente como apenas curiosidades e descartadas pela visão tradicional de empresários e investidores, acabam se tornando as inovações mais disruptivas e que agregam maior valor aos mercados ao aprimorar as relações e gerar novas vertentes econômicas. Vimos isso em várias das iniciativas do Google, no Whatsapp, Facebook, Uber, Netflix, e tantos outros serviços, que chegaram com propostas diferentes do que era praticado até então, transformando os segmentos em que entraram e os hábitos de milhares de pessoas pelo mundo, ao agregar valor à suas sociedades e nas formas de nos comunicarmos e interagirmos.

O Brasil, infelizmente, ainda se mantém a margem dessa transformação mundial de geração de riqueza baseada nas novas economias, não conseguindo utilizar nossa famosa criatividade para produzir e destacar um serviço que se coloque internacionalmente como gerador de valor agregado, cenário que tem uma nova oportunidade de ser alterado com as Olimpíadas do Rio, a partir de uma tecnologia desenvolvida por um grupo de empresários Catarinenses.

Quantas vezes já presenciamos pessoas, ou mesmo nós recorremos à mímica para tentar nos comunicar com algum estrangeiro? Com o avanço das comunicações e negócios globais, a integração entre as pessoas de todos os lugares do mundo se torna cada dia maior, e não são apenas brasileiros que passam a ter problemas de comunicação com estrangeiros que visitam nosso país.

Em meio aos preparativos finais do maior evento esportivo do mundo, quando o Rio de Janeiro receberá mais de 800 mil estrangeiros, inclusive os maiores atletas de cada país, ressurge a barreira do idioma entre o brasileiro e esse grande público. É nessa linha que surge o App Univoxer, que localiza e coloca qualquer pessoa em contato, via celular, com um intérprete fluente em português e no idioma que se deseja falar, para prestar suporte e intermediar a conversa com uma pessoa de outro país, assim como para um estrangeiro ao querer conversar com um brasileiro.

Diferente de serviços automáticos de tradução, que fazem conversão literal do que é escrito e não compreendem expressões regionais de uso diário ou contexto do que é falado – o que pode tornar uma conversa sem sentido – o Univoxer coloca quem precisa de um intérprete em contato com uma pessoa fluente nos dois idiomas necessários, permitindo que o contexto do que se deseja falar seja comunicado sem distorções, e ainda acrescentar a interpretação cultural sobre o tema, evitando mal-entendidos.

O serviço nasceu da vivência da equipe brasileira do ‘Projeto 14Bis’, do Ministério do Esporte, durante as Olimpíadas de Londres em 2012, que observou vários problemas de comunicação ocorrerem por não haver tradutores disponíveis nos locais e momento em que eram necessários para os atletas, comissões e público, nos jogos ou pela Cidade Olímpica. Sendo assim, criou-se o projeto Univoxer, que otimiza a atuação dos intérpretes disponíveis, permitindo que estes sejam acessados pelo celular quando e onde forem necessários para qualquer pessoa: “Um brasileiro que fala Japonês e Inglês, mas que está agora na França, poderá atender e intermediar a conversa entre atletas da Austrália e Japão, ou mesmo destes com o garçom de um restaurante no Rio durante os Jogos, agilizando o contato e a resolução de quaisquer situações”, cita Rafael Plentz, CEO da Startup que leva o mesmo nome do App. O projeto também foi um dos 100 selecionados pelo programa de fomento ‘Sinapse da Inovação’, da Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina, dentre mais de 1800 propostas inscritas.

Após as Olimpíadas, o serviço será internacionalizado, permitindo suporte entre quaisquer idiomas, para uso por prestadores de serviços em localidades turísticas ao redor do mundo e aos turistas que, segundo a OMT (Organização Mundial de Turismo) atingirão a marca de 1 bilhão em 2020. “Será uma mistura de Uber com WhatsApp para suporte aos turistas”, completa Plentz, que acrescenta que a proposta é que o serviço se torne um “Legado Olímpico” para o turismo e Inovação brasileira, ao ser disponibilizado como suporte a todos os prestadores de serviços nacionais em suas relações com estrangeiros em todas as cidades turísticas do país, assim como em localidades turísticas internacionais; estrangeiros presentes no Brasil e brasileiros no exterior, além de ser inserido na matriz Olímpica para suporte aos atletas em futuros eventos.

“A proposta inovadora, além de interconectar uma pessoa a um tradutor quando e onde ela precisar, traz consigo o DNA da inovação que agrega valor e que vemos como disruptiva no mundo” cita Arthur Sanders, coordenador de tecnologia do Projeto 14bis, ao justificar a seleção do projeto, e completa: “Na nova economia, o valor de um serviço passa a ser medido em quanto ele agrega ao ambiente e o quanto ele retira de custo sobre o modo tradicionalmente utilizado”. O serviço Univoxer baseia-se na economia coletiva, gerando trabalho e distribuindo renda a intérpretes de idiomas por todo o mundo, num modelo de ‘callcenter descentralizado’ que é intermediado pelo App, reduzindo custos, distâncias e promovendo a comunicação e integração entre as pessoas em qualquer parte do mundo, bastando para isso ter um aparelho celular e conexão.

 

http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/jornal-do-almoco/videos/t/edicoes/v/catarinense-desenvolve-aplicativo-de-celular-que-promove-comunicacao-bilingue/5179167/

http://dc.clicrbs.com.br/sc/colunistas/estela-benetti/noticia/2016/07/empresa-de-sc-lanca-aplicativo-que-faz-traducoes-6786755.html

Web: www.univoxer.com – e-mail: univoxer@univoxer.com

Facebook: https://www.facebook.com/Univoxer-1088571017877045 Contatos: Murilo Cesconetto – (48) 9113-6175

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: idiomas inovação intérprete olimpíadas tecnologia Tradução

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração