Sua empresa tem organograma?

Até que ponto é útil um organograma na empresa? Qual a relação entre a carreira profissional e o organograma? Toda empresa deveria ter um, desde que estruturado e manipulado por lideres competentes


O organograma de uma empresa é uma maneira de estruturar com um “mapa” as relações que existem internamente na hierarquia da empresa, entre pessoas, cargos, responsabilidades e tarefas.

Embora pareça padrão a estrutura de um organograma desenhado quando não elaborado corretamente o organograma fica sem utilidade e serve como enfeite vira quadro de parede.

Quem desenha o organograma é a pessoa que tem conhecimento suficiente sobre a visão como um todo da empresa, conhece cada processo a ser realizado também conhece as habilidades das pessoas envolvidas na empresa, quando existem duvidas sobre as tarefas realizadas é feito pesquisa de cargo, avaliação de desempenho. A empresa utiliza ferramentas de Recursos Humanos com pesquisas para identificar as tarefas e tomar as decisões cabíveis.

Dentro da empresa existe o modelo esquelético como uma pirâmide para definir quem é subordinado a quem também consta o cargo, funções, tarefas e responsabilidades. Geralmente quando entramos em uma empresa nova o organograma é apresentado então conhecemos a quem devemos satisfações sobre as tarefas a serem realizadas e a quem devemos passar ordens.

O organograma tem a ver com a carreira profissional, quando uma empresa não tem um organograma essa empresa também não disponibiliza de um plano de carreira profissional, isso não significa que a pessoa não terá chances de desenvolver suas habilidades, onde o crescimento não é apenas uma posição de gerência.

Existem empresas que estão com os seus organogramas desatualizados onde o cargo não existe mais ou foi unificado as tarefas condizentes a um outro cargo ou até mesmo alguma função extinta, nesse caso é inútil permanecer com o organograma, sempre que possível atualizar conforme as necessidades da empresa assim evita uma estrutura desnecessária.

Aquela empresa que tem o formato do organograma perfeito padronizado na teoria e na pratica não funciona como deveria é mais uma forma inútil de se ter um organograma.

O que o organograma não descreve são os comportamentos das pessoas o capital intelectual de cada um e tudo aquilo que não conseguimos mensurar, por esse motivo que o organograma fica estático e sem vida.

Um organograma é tão importante na empresa, desde que sua estrutura esteja de acordo com o que acontece na prática independente de quantidade de funcionários e tamanho da empresa.

Um líder saberá quais são as habilidades de cada pessoa ele saberá aproveitar ao máximo os pontos positivos de seus funcionários, O líder não fica apontando defeitos e sim procurando qualidades, nesse sentido um organograma bem estruturado é desenhado por lideres que sabem valorizar as pessoas, o capital intelectual e as habilidades individuais.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(3)