Superando a complexidade em nossas empresas

São inúmeras as transformações e o nível de complexidade que enfrentamos em nossas empresas e ambiente de trabalho

São inúmeras as transformações e o nível de complexidade que enfrentamos em nossas empresas e ambiente de trabalho.

Estamos a todo o momento sendo bombardeados por um grande número de informações e detalhes técnicos que muitas vezes nos confundem e nos levam a trabalhar de forma estressante, frenética e sem direcionamento, comprometendo, assim, o nosso desempenho profissional e de nossa empresa.

Tornou-se, portanto essencial, uma constante atenção e organização de nossas equipes, gerentes e diretores, na busca do que é realmente necessário para a realização de nosso trabalho.

Esta situação caótica já havia sido prevista por professores da Academia Militar Americana de West Point, que durante a década de 90 já ensinavam os seus cadetes e futuros líderes, que o novo ambiente mundial teria as seguintes características: volatilidade, diversidade, interdependência, ambiguidade e caoticidade.

01. Volatilidade:
A natureza e a dinâmica da realidade econômica mundial determinaram uma constante alteração dos padrões financeiros e gerenciais das empresas, afetando diretamente planos e futuros projetos.

02. Diversidade:
A globalização e a oportunidade de novos negócios colocam as empresas em contato com diferentes demandas e variáveis: investidores, clientes (internos e externos), fornecedores, governo, etc.

03. Interdependência:
As empresas estão cada vez mais estreitando suas relações comerciais com novos parceiros regionais e internacionais, aumentando o risco do efeito domino em suas decisões e desempenho comercial.

04. Ambiguidade:
A grande quantidade de informações e detalhes, que as empresas têm acesso, muitas vezes dificultam uma clara e segura tomada de decisão frente a problemas e situações de mercado.

05. Caoticidade:
A caoticidade do mundo de negócios influencia de forma negativa a estrutura de diversas empresas. E tais alterações se procedem de forma irregular e sem nenhum aviso prévio, o que dificulta ainda mais o planejamento e elaboração de metas.

Diante de toda esta adversidade e desafios, faz-se necessário a elaboração de estratégias e procedimentos que possam dirimir as características acima apresentadas:

01. Estabelecendo estruturas simples de gerenciamento:
É importante estabelecer estruturas simples de gerenciamento em nosso departamento e indústria, para permitir rápidas e assertivas decisões quando obstáculos inesperados surgirem.

02. Desenvolvendo estruturas de aprendizado:
Toda empresa precisa de uma estrutura de aprendizado capaz de preparar seus funcionários, e utilizar a criatividade e a adaptabilidade como instrumentos eficazes frente à possibilidade de mudanças e adaptações.

03. Desenvolvendo funcionários especializados:
Ao desenvolver uma equipe de experts, a empresa torna-se hábil e preparada para as exigências do mercado nacional e internacional.

04. Desenvolvendo um sistema de comunicação efetivo e rápido:
A partir de um sistema de comunicação eficaz, é possível o rápido compartilhamento de estratégias e informações necessárias para o progresso de qualquer empresa.

05. Desenvolvendo novas lideranças:
O processo de liderança deve permitir o surgimento de novos líderes de acordo com as necessidades da indústria. Ela deve ser espontânea e positiva diante das vicissitudes e dificuldades apresentadas, para uma melhor adaptação e confrontamento.

 *Nossas fontes:

- Gerard Seijts, Mary Crossan, and Niels Billou: – Coping with complexity - http://iveybusinessjournal.com/topics/leadership/coping-with- complexity#.U54ox_ldVK2
- Michael Cardus – Managing organizational complexity & change – http://create-learning.com/article/manager-training/managing-organizational- complexity-change
- Kathia C. Laszlo – Dealing with complexity – http://www.saybrook.edu/rethinkingcomplexity/posts/11-03-11/dealing- complexity
- Linda Fisher Thornton – Dealing with complexity in leadership – http://leadingincontext.com/2013/02/27/dealing-with-complexity-in-leadership/ Dealing with complexity

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: complexidade, empresa, obstáculos problemas, gerenciamento