Transformar para inovar

Veja 4 passos básicos para se transformar em empresa inovadora

iStock

Em conversa com uma diretora de uma empresa industrial, ela manifestava a preocupação de colocar a inovação em ação em seus processos. Muitas questões rondavam sua mente como: "Promovo alguém internamente ou contrato alguém de fora?", ou "Monto um processo novo ou adapto o que já tenho?", ou mesmo "Como eu meço isso?". Dúvidas naturais quando se está traçando um planejamento para um processo com mais novidades. Não diria novo porque muitas inovações a empresa já fazia, algumas com grande sucesso, mas sem a necessária disciplina de um modelo de referência. Assim, muito desperdício de tempo e dinheiro ocorria. Era necessário transformar.

Ela sabia que toda a transformação é advinda de objetivos claros. Aumentar o lucro, ganhar mercado, ser pioneiro no emprego da tecnologia, são exemplos que orientam um processo de inovação. Sugeri a ele: "Tendo claros os objetivos, siga um processo estruturado que acredita que já tenha sido testado e apresentado sucesso". Comentei que existem diversos modelo de gestão da inovação, com diferenças visões, fases, e formas de serem implementados. 

Ela conhecia modelos de desenvolvimento de produtos, modelos da qualidade, modelos de mudança organizacional, e já havia feito cursos que diziam ser a panacéia para a inovação. "Vou promover o design thinking por toda a organização". Tive que aconselhar nessa hora, intervindo na concepção. "É um ferramenta poderosa para dar um formato de sucesso na inovação, mas não deixa de ser apenas meio. A inovação é resultado, ou seja, ela precisa de elementos que possibilitem o seu surgimento". A reação veio com um sonoro: "Como? Como faço isso?".

Eis alguns passos que relatei:

1. Preparar o terreno: busque colegas ou subordinados que possam garantir o ritmo da transformação. Pessoas energizadas, que acreditam que a inovação será um sucesso e providas de suficiente disciplina para seguir no processo.

2.Retorne ao básico: resgate o DNA da empresa, veja quais são os pontos fortes pela qual é reconhecida no mercado, faça a inovação acontecer por onde é mais forte.

3. Selecione um modelo de referência: o processo de transformação para atingir inovações de sucesso pode ser simples ou complexo, adaptado, criado ou completamente adotado, linear ou em circuito espiral, com poucas ou muitas fases. Qualquer que seja a escolha, propague um modelo de referência estruturado.

4. Internalize conhecimentos: nem todo os conhecimentos para essa transformação se encontram dentro de casa. Nuances e detalhes do processo no momento de implantar e dimensões críticas que devem ser pensadas um profissional externo pode trazer. 

A transformação para que a inovação resulte em sucesso é um projeto muito qualificado, que exige envolvimento, mas traz o seus reconhecimentos de forma rápida e precisa. 

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: inovação mudança projeto transformação