Uma abordagem para o requisito 4.2 da ISO 9001:2015

Resolvi inovar e apresentar uma abordagem para o requisito 4.2 – Entendendo as necessidades e expectativas das partes interessadas, da versão 2015 da ISO 9001, para ajudá-los em suas atividades profissionais referentes a Gestão da Qualidade.

 

Olá, amigo da JPL Consultoria!

Espero que esteja gostando e utilizando em seu trabalho diário com Gestão da Qualidade os conteúdos de nosso blog.


Para quem já recebe os e-Mails da JPL Consultoria, enviei uma mensagem em 21 de julho escrevendo que o próximo assunto do blog seria a abordagem de processos. Resolvi inovar e apresentar uma abordagem para o requisito 4.2 – Entendendo as necessidades e expectativas das partes interessadas, da versão 2015 da ISO 9001, ajudar vocês que seguem o meu trabalho, e, com certeza, ajudar às senhoras e aos senhores que acompanham o blog.

Para atender a este requisito, em primeiro lugar, você precisa definir quem são as suas partes interessadas, ou seja, quais são as partes interessadas no resultado do seu Sistema de Gestão da Qualidade, ou ainda, do resultado do negócio da sua organização.
Depois que você definir quem são as suas partes interessadas, avalie através de algum critério estatístico, ou simplesmente por uma análise comum, de consenso, quem são as partes interessadas pertinentes, em outras palavras, as partes interessadas relevantes.


Esta primeira análise, assim como a segunda que explicarei a seguir, com um exemplo, deve ser feita com a participação da Direção da empresa, e de pessoas de departamentos relevantes como o Departamento Comercial, Engenharia, Compras, Produção, Qualidade e Recursos Humanos. Por que estes departamentos? Você entenderá no exemplo a seguir, nesta postagem.

Em um segundo momento, será necessário definir por você quais os requisitos das partes interessadas são pertinentes para o seu Sistema de Gestão da Qualidade. Em uma análise complementar, deve ser analisado o seguinte: qual o grau de cumprimento destes requisitos em minha organização, hoje?
- Total – este requisito está devidamente cumprido em minha organização;
- Parcial - este requisito está devidamente cumprido em minha organização; ou
- Nenhum – este requisito não está sendo cumprido em minha organização

Se para a análise de um requisito de uma parte interessada em questão o resultado da análise for Parcial ou Nenhum, é necessário um plano de ações para alcançar o cumprimento total do requisito.

Um exemplo para ilustrar todo o conceito:
- Em uma organização um cliente precisava ter o seu produto (cilindro) com tolerância de ± 0,005 mm em um de seus diâmetros, cuja dimensão nominal é de 350 mm, segundo informações do Departamento Comercial e da Engenharia. Entretanto a organização não cumpria este requisito na íntegra, pois a medição deste produto era realizada com um micrômetro externo com resolução centesimal (0,01 mm), sendo esta uma resolução que não conseguia distinguir as categorias de medidas entre a dimensão máxima e mínima do diâmetro.
Ao fazer a análise sugerida no requisito 4.2, definiu-se que o requisito não estava sendo cumprido e foi elaborado um plano de ações, cujas ações principais eram adquirir um micrômetro externo digital com resolução milesimal (0,001 mm), cuja responsabilidade da ação era do Departamento de Compras. A segunda ação foi providenciar capacitação técnica para os usuários diretos (Produção) e indiretos (Laboratório de Metrologia), que foi liderada pelo Departamento de Recursos Humanos.

Após a execução do plano de ações, o requisito foi considerado cumprido em sua forma total.

Espero ter contribuído! Dúvidas? Escreve para mim no e-Mail jose.messias@jplconsultoria.com.br ou ainda pelo Skype: ze.luiz.messias.

Forte abraço!
José Luiz S. MESSIAS
Consultor Proprietário – JPL Consultoria.

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