Uma nova história no Ano Novo

Seja o primeiro a acreditar em seus sonhos, faça uma nova história! E assim, quando em cada estrada do mundo existir pessoas como você, o sol encontrará um motivo justo e certo para brilhar

No ano novo tudo vai ser diferente! Essa frase já é clássica! Ela comprova que todos têm a mesma linha de pensamento e um jeito diferente de dar boas- vindas aos seus objetivos anuais. 

Com relação a virada, uns iniciam o ano com o pé direito, outros pulam sete ondas, dão 3 pulinhos com uma taça de champanhe na mão, guardam semente de uva na carteira, vestem roupas brancas e/ou amarelas para que o Ano Novo ele lhes tragam paz e prosperidade, etc. Mas, de que adianta todos esses rituais se não há atitude? Absolutamente nada!

Para que haja a tão desejada mudança, em primeiro lugar, ela deve acontecer dentro de si mesmo. Não basta apenas desejar o novo, é preciso agir para que ele aconteça e consiga prosperar.

A primeira atitude a ser tomada, é realizar o exercício do Balanço Pessoal, é importante analisar os desejos e estabelecer as metas para o novo ano, registrar o que se quer realizar, como você irá se sentirá quando conseguir e qual o primeiro passo que você deve dar para que isso aconteça. Se você desejou a mesma coisa no ano passado e não conseguiu realizar, observe onde foi o bloqueio ou empecilho que lhe impediu de conseguir e já dê um jeito de tirá-lo do caminho.

Quando um projeto é iniciado sem planejamento, a tendência é voltar do caminho, pois você acabará esquecendo ou procrastinando. Você sempre achará que amanhã terá mais tempo do que hoje, e simplesmente, irão se passar 2, 3 meses rapidinho, até que você consiga fazer com que esse projeto seja apenas um sonho.

Digamos que, em plena terça-feira, você decide que precisa fazer exercícios físicos. Qual é a primeira reação? Começar na próxima segunda-feira! Mas, porque não começar amanhã, já que ainda é quarta-feira? Geralmente, na segunda você terá uma série de compromissos e nem se lembrará ou não terá tempo de fazer a matrícula na academia. E lá se vai empurrando essa meta, literalmente com a barriga. O segredo está na ação imediata, no primeiro passo.

Com o início do processo de coaching, o coach divide a vida do seu cliente (Coachee) em oito áreas: Família, Romance, Ambiente físico, lazer, profissão, saúde, condição física e espiritualidade, através da ferramenta Roda da Vida, e atribui notas de satisfação de zero a dez a cada uma para que a partir daí, seja iniciado o planejamento que preferencialmente deve ser para o ano todo.

Mas, a princípio você pode seguir 4 pontos chaves:

1. Determine o foco

O primeiro passo para a mudança é a tomada de consciência, e para isso você precisa de foco, o que é muito importante para ter se uma ideia do que fazer em qualquer que seja a área que você vai investir e fazer bem feito. Reserve um tempo para descrever em uma agenda, as coisas em que realmente precisa dedicar a sua atenção. É importante que esse foco fique claro, para que o tempo não seja investido em coisas sem importância.

2. Estabeleça metas

Estabelecer uma meta é estabelecer um caminho. Baseado no foco estabelecido determine algumas metas motivadoras e apaixonantes que realmente lhe incentivem a sair do lugar. Mas é preciso observar se que elas sejam coerentes e alcançáveis, depois disso elimine tudo o que for de limitações que o impede de prosseguir ai seu grande objetivo, pense apenas no quanto conseguir isso é importante para você.

3. Elabore um plano de ação

Agora é a hora de sair totalmente da zona de conforto e agir, pois ninguém fará isso por você. No plano de ação você define claramente qual o caminho que deve ser seguido, quais as atitudes que devem ser tomadas, que contatos devem ser feitos e todos os passos a serem dados para utilizar da forma mais prática todos os recursos disponíveis para isso. Sem falar que a Força está com você!: "Deus é a sua fortaleza e a sua força, e Ele perfeitamente desembaraça o seu caminho. (2 Samuel 22:33)

4. Comemore a sua conquista

Você já parou para pensar que nunca celebra as suas próprias vitórias? Tudo porque espera que alguém perceba e reconheça os seus esforços. A verdade é que muitos ainda precisam da aprovação dos outros para se sentir importantes.

Quando transferimos essa celebração ao externo e ela não acontece, nos frustramos, nos decepcionamos e muitas vezes, desistimos.
Olha, ninguém motiva ninguém! O maior interessado no seu bem-estar é você mesmo. No entanto, aprenda a comemorar o seu sucesso. Além de alegra-se, você ainda pode se proporcionar algo que represente essa realização.

Seja o primeiro a acreditar em seus sonhos, faça uma nova história! E assim, quando em cada estrada do mundo existir pessoas como você, o sol encontrará um motivo justo e certo para brilhar.

Um Feliz Ano Novo!!!!

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: Ano Novo Coaching Metas