Mais comentada

VISÃO GERAL DE UMA ESTRATÉGIA USADA PELA FERRARI COM A SHELL

Maria beatris,
FISMA – FACULDADE INTEGRADA DE SANTA MARIA
Integrando Conhecimento, Desenvolvimento e Cidadania.
Curso: Administração de Empresas
Disciplina: Gestão Estratégica
Prof.ª Angela Focking Marcolan
Acadêmica: Maria Beatris Reis Vargas


VISÃO GERAL DE UMA ESTRATÉGIA USADA PELA FERRARI COM A SHELL

Estratégia é planejar planos de ação formulando meios de atingir os objetivos que são: Análise dos aspectos internos (controláveis) fortes o que traz vantagens competitivas perante os concorrentes, os fracos trazem desvantagens competitivas perante os concorrentes; a análise do ambiente: comparação da missão ou vocação com campo de atuação, estabelecimento da estratégia vigente e análise do ambiente externo (incontroláveis). A Ferrari é um grande exemplo de desempenho estratégico, de formulação de meios para atingir objetivos específicos; por que usou a Shell como parceira e esta parceria deu certo. A Shell e seus engenheiros trabalham juntos com a Ferrari no desenvolvimento e pesquisa de novas técnicas de aumento o rendimento do motor de carros de pista como de passeio. A união da Ferrari com a Shell fez diferença, pois foi preciso lidar num mercado competitivo usando conhecimentos estratégicos tais como: Objetivos – onde queremos chegar? O que?; Estratégias – por onde vamos chegar? Como?; Planos de ação – ações específicas a serem implementadas para atingir os objetivos; e Plano Estratégico: Missão – Razão de ser da empresa e responder as seguintes perguntas: O que? Para quem? Como?; Visão – imagem que a empresa quer passar de futuro ou que queira alcançar, essa visão deve ser motivadora e inovadora.
Para Ansoff, Declerck e Hayes, a estrutura conceitual deve passar por um novo ponto de vista para o estudo das metas organizacionais, definir o teórico e colocá-lo em prática. É conhecida como a teoria da complexidade. Ter uma visão sistêmica do todo. Implantar uma administração estratégica buscando suprir as necessidades de conforto físico e segurança.
Para Porter estratégia significa lidar com a competição e para que isso aconteça lidar com as cinco forças competitivas que são: Ameaças de novos entrantes, Rivalidades entre as novas empresas existentes, Poder de negociação dos fornecedores, Poder de negociação dos compradores e ameaça de produtos ou serviços substitutos.
No livro Estratégia A Busca da Vantagem Competitiva, Montgomery e Porter, (1998, p. 13), definem:
O conhecimento dessas fontes básicas de pressão competitiva propicia o trabalho preliminar para uma agenda estratégica de ação. Elas acentuam os esforços críticos e os pontos fracos da empresa, dão vida ao posicionamento da empresa no setor, tornam claras as áreas onde as mudanças estratégicas possam oferecer maiores vantagens e acentuam os lugares onde as tendências do setor prometem ser da maior importância, seja como oportunidade, seja como ameaça.
Para Thompson os gerentes precisam saber lidar com as cinco tarefas que são: Desenvolver a visão estratégica e a missão do negócio; Estabelecer objetivos; Elaborar uma estratégia para atingir esses objetivos; Implementar e Executar a estratégia e Tomar decisões – Avaliar o Desempenho, Revisar os novos Desenvolvimentos e Iniciar Correções.
Este comentário sobre a união da Ferrari com a Shell me permite encontrar algumas relações com os autores acima expostos.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Montgomery, Cynthia A. e Porter, Michael E. Estratégia A Busca da Vantagem Competitiva. Rio de Janeiro – RJ. Editora: Campus Ltda, 1998.
ANSOFF, H. Igor; DECLERCK, R e HAYES, R. Do Planejamento Estratégico à Administração Estratégica. São Paulo. Editora: Atlas, 1981.
THOMPSOM, Arthur A. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Elaboração, Implementação e Execução. Editora: Pioneira Thomson Learning, 2003.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
http://www.saladeimprensashell.com.br/shell/show.aspx?id_materia=1223
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ferrari
Avalie este artigo:
(0)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: a com de estrategia ferrari geral paper pela shell sobre uma usada visao

Vagas de trabalho