Você sabe com quem está falando?

Então? Você sabe com quem está falando? Se você não sabe quem é seu público, não vai saber como se comunicar e como obter clientes.

Saber com quem você está falando é fundamental. Quando você assume que qualquer pessoa é seu potencial cliente, isso significa que você está perdido. 

Digamos que você seja produtor de feijão. É um alimento básico na mesa do brasileiro e também um commodity, ou seja, um produto de qualidade e característica uniforme, que aliás na mente do consumidor é difícil de diferenciar. Feijão é feijão, certo? Não. Tanto não é que eles possúem marcas diferentes. Mas COMO o consumidor escolhe que marca de feijão comprar? 

Preço é uma variável extremamente perigosa. Quando a pessoa não entende o valor da sua marca, ela escolhe apenas por preço. E assim os seus diferenciais não são percebidos pelo mercado.

Então vamos pensar no público consumidor de feijão. Qualquer um compra qualquer marca? Certamente que não. Mesmo que "feijão seja feijão". Se o seu produto é selecionado, tem uma embalagem mais refinada - você está agregando valor no produto original, certo? Você já está de certa forma segmentando seu produto para um público mais premium. Agora imagine que você vá oferecer seu produto para um público de classe C, sendo que ele está moldado para atender à classe A. Você acha MESMO que a abordagem para esses dois públicos deve ser a mesma? Os hábitos e gostos desses perfis são iguais? Claro que não. 

Portanto, antes de mais nada, você precisa saber QUEM é o seu público, o que ele gosta e deseja. Para então se comunicar com ele. Se conectar com o consumidor, encantá-lo. Quantas vezes não consumimos produtos e serviços de que não necessitamos por que nos deixamos levar pelo calor do momento ou pela lábia daquele vendedor? Essa pessoa sabia com quem estava falando! 

Nem todas as ofertas de produtos e serviços nos são necessárias e nem tudo que é oferecido vale a pena. Mas a diferença está na abordagem e no envolvimento do consumidor.

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Tags: negocios planejamento vendas

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