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Você sabe gerenciar com suporte digital?

O cenário do ambiente corporativo traz uma notícia “ruim” e uma “boa”: A notícia “ruim”: Para atingir seus objetivos, as empresas precisam ajustar seus processos de gestão. A boa notícia: Existem soluções, derivadas da Tecnologia de Informação e Comunicação – TIC, para uma Gestão Empresarial que busca otimizar os processos e resultados. Para entender melhor a inteligência das principais ferramentas, gostaria de responder aqui as perguntas mais freqüentes.

Você sabe gerenciar com suporte digital?

Um bate papo

O cenário do ambiente corporativo traz uma notícia “ruim” e uma “boa”:

A notícia “ruim”: Para atingir seus objetivos, as empresas precisam ajustar seus processos de gestão.

A boa notícia: Existem soluções, derivadas da Tecnologia de Informação e Comunicação – TIC, para uma Gestão Empresarial que busca otimizar os processos e resultados.

Para entender melhor a inteligência das principais ferramentas, gostaria de responder aqui as perguntas mais freqüentes.

P 1: Qual é o papel da TIC?
R 1: O papel da TIC é transformar Dados em Informação, Informação em Conhecimento e Conhecimento em Inteligência, Inteligência em Inovação, para decidir sobre o diferencial estratégico da competitividade empresarial.

P 2: O que é Estratégia?
R 2: Estratégia é o posicionamento competitivo no mercado – diferenciado e(!) percebido; p.ex., Liderança em Inovação, Liderança em Custo, etc.

P3: Existe uma ferramenta digital que ajuda a transformar estratégia em ação e resultado?
R 3: Sim. A solução se chama Balanced ScoreCard – BSC, uma plataforma digital que transforma a estratégia em resultado, nas quatro perspectivas Finanças – Cliente – Processos – Aprendizado; cada perspectiva é desmembrada em Objetivos – Indicador de Desempenho – Meta – Ação.

P4: Em que sentido o BSC facilita o desempenho do Gestor Empresarial?
R 4: O BSC permite ao gestor explicar a sua gestão de resultado através de um Mapa Estratégico.

P 5: Quais são os fatores chaves de sucesso na implantação do BSC?
R 5: O sucesso na implantação do BSC requer comprometimento da alta direção com o projeto de implantação e disciplina do gestor ao alimentar, analisar e compartilhar o BSC com sua equipe, na busca de correções ou melhorias contínuas.

P 6: Se o BSC atua no nível estratégico, qual é a solução que atua no nível tático?
R 6: A solução se chama Business Intelligence – BI (inteligência analítica de negócios), um sistema de suporte para Informações Gerenciais na Gestão Empresarial, desenhado para armazenar e disponibilizar de forma simples, rápida e explícita informações (“massa crítica”), na busca de uma tomada de decisão ágil e assertiva.

P 7: Como funciona o BI?
R 7: Os dados operacionais são extraídos de um Banco de Dados para formar um Armazém de Dados (data warehouse). Ao transformar dados em informações gerenciais confiáveis, em um ambiente altamente colaborativo e com alta disponibilidade de informação, o conhecimento se torna um grande diferencial competitivo para as organizações. Ao definir “o que eu quero ver”, podemos enxergar as partes de um cubo de Gestão Empresarial; p.ex., vendas por região, margem por produto, lucratividade por linha de produto, etc.

P 8: E no nível operacional, qual é a solução digital?
R 8: Aqui falamos do chamado Enterprise Resource Planning – ERP que leva em conta que não são mais as empresas que definem o preço de seus produtos. O acesso do cliente a inúmeras ofertas coloca a Gestão Empresarial na obrigação de estipular valores.

O ERP tornou-se fundamental para reduzir custos, aumentar a eficiência na produção, manter o estoque no menor nível possível e evitar o desperdício, permitindo a fabricação de um produto de valor final mais baixo e, conseqüentemente, de maior competitividade.

P 9: Qual é a sacada do ERP?
R 9: O ERP apoia ações que se iniciam na idealização de um produto novo, passam pela fabricação até chegar na armazenagem (automação do fluxo de trabalho ou workflow), ao proporcionar automatização completa e total controle da configuração dos produtos.

O ERP ganha grande relevância na tramitação de um Pedido de Compra: cadastrado no módulo de vendas, o sistema dispara automaticamente a programação de produção no módulo de manufatura, ao mesmo tempo em que é gerada uma ordem de cobrança no módulo financeiro. Os resultados esperados são: maior eficiência, menores custos e, na ponta, um cliente satisfeito.

P10: Existe uma plataforma de apoio à Gestão Empresarial que cobre as necessidades de todos os níveis organizacionais da empresa?
R 10: Sim. É o chamado cockpit management. A solução permite à Gestão Empresarial estruturar o planejamento estratégico e monitorar sua execução, por meio de cockpits gerenciais personalizados, que apresentam, interativamente, o desempenho de áreas de gestão, por meio de mecanismos de compartilhamento de informações analíticas e alertas automáticos sobre exceções. Uma “mão na roda” para os gestores, que levam em conta que não é possível “pilotar um avião, observando apenas o medidor do combustível”. A solução garante monitorar a “saúde” da empresa como um todo.

P11: O que significa a implantação de uma solução de Gestão Empresarial digital para a empresa?
R 11: É o processo e seu respectivo conjunto de atividades como: a instalação de equipamentos e programas; treinamento dos usuários na utilização eficiente dos sistemas; cadastramentos de todos os dados operacionais necessários; parametrização e configuração ajustando os sistemas aos processos da empresa; monitoramento do aprendizado até o início efetivo e correto de utilização do sistema pelos usuários.

P12: Quais as principais dificuldades ao implantar uma solução digital de Gestão Empresarial na empresa?
R 12: Ao se tratar da transferência de conhecimento, que envolve mudanças gerenciais e operacionais nos processos e nas ferramentas do dia a dia, uma nova postura frente à TIC precisa ser moldada, começando pela Alta Direção que deve dar o suporte incondicional à sua decisão estratégica de apoiar a gestão com os recursos da TIC.

P13: Como se pode avaliar quais as áreas da empresa que são prioritárias na implantação de uma solução digital de Gestão Empresarial?
R 13: A resposta deriva de um diagnóstico da situação atual versus a situação desejada das áreas chaves; as áreas mais importantes e, ao mesmo tempo, mais defasadas são prioritárias.

P14: Como se pode avaliar o tempo de implantação de uma solução digital na Gestão Empresarial?
R 14: Uma implantação pode durar poucas semanas ou até muitos meses. As variáveis principais de impacto sobre a duração são: o porte da empresa, a complexidade da solução, o número de usuários, a diversificação dos processos da empresa, o grau de envolvimento da gerência e o desempenho da gestão do projeto.

Resumindo, a Gestão Empresarial digital contempla, no nível estratégico, a plataforma Balanced ScoreCard- BSC; no nível tático, a plataforma Business Intelligence – BI e, no nível operacional, a plataforma Enterprise Resource Planning – ERP.

A plataforma de apoio que cobre as necessidades dos três níveis organizacionais da empresa é denominada cockpit management. Uma Gestão Empresarial que traz a TIC com estes recursos como seu aliado facilita em muito a vida do gestor – por que não experimentar então?

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Tags: Balanced scorecard - bsc, business intelligence-bi, enterprise resource planning-erp, estratégia, gestão empresarial, gestor empresarial

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