A forma de administrar a TI de uma empresa está mudando

A forma de administrar a TI de uma empresa está mudando, isso tudo graças a terceirização de serviços de tecnologia.

Com a legalização da terceirização de TI, o modo como as empresas administram a sua estrutura de tecnologia mudou. Com modelos mais flexíveis, a área de TI das empresas pararam de somente pensar em manutenção e conserto, para focar em inovação.

Hoje a inovação é fator determinante para o crescimento de uma empresa, ter uma área focada nisso facilita o trabalho daqueles que precisam entregar esse tipo de resultado. Dessa forma, os gestores conseguem fazer os seus planejamentos baseados nessa preocupação, inovar.

Quanto a manutenção e conserto, são coisas que continuam sendo a responsabilidade do setor de tecnologia e sim, tem sua importância, porém com a lei da terceirização, agora é possível contratar profissionais sob demanda que atuam apenas naquele problema, evitando custos elevados e contratações que gerarão mais ociosidade do que resultados.

Um exemplo do que as empresas estão fazendo atualmente é contratar técnicos sob demanda para resolver os problemas de manutenção e conserto, enquanto a equipe interna se preocupa com outras coisas.

Outro exemplo é o outsourcing de cloud, onde a empresa consegue contratar somente aquilo que precisa, sem ter que contratar aquilo que nunca vai usar.

Empresas que terceirizam serviços de TI já começaram a aparecer e a oferecer os seus serviços. Cabe agora aos gestores de tecnologia que veem na terceirização uma oportunidade de melhor administrar o tempo e o rendimento das suas equipes, encontrar o parceiro ideal que leve mais soluções do que problemas.

Esse é um fato que deve ser observado, terceirizar não significa acabar com os problemas para gerir melhor, é necessário encontrar o parceiro ideal, que entenda a sua necessidade e que você possa confiar para focar no que realmente importa, a gestão, e principalmente a gestão voltada para a inovação da empresa.

É assim que a administração da estrutura de tecnologia das empresas começaram a mudar, e com certeza ainda irão mudar muito conforme a terceirização de TI vai se popularizando.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)