Mais comentada

A IMPORTÂNCIA DOS MEIOS DE TRANSPORTES PARA A LOGÍSTICA EMPRESARIAL

No atual ambiente econômico, caracterizado pelos fenômenos da globalização e da inovação tecnológica, a logística vem se transformando num dos principais instrumentos para o aumento da competitividade empresarial. A cada dia surgem novas tecnologias e abordagens gerenciais que impulsionam e tornam mais importante a logística empresarial. Tal dinâmica impõe às empresas a necessidade de revisão contínua de suas práticas gerenciais e operacionais, com o objetivo de expandir as fronteiras da produtividade e atingir a excelência no atendimento aos clientes. Acompanhar estas mudanças e liderar o processo de transformação necessário para aperfeiçoamento da capacitação logística é um dos maiores desafios dos executivos de topo das organizações vencedoras. Podemos afirmar que em tempos de globalização e de alta competitividade empresarial, a logística, hoje em dia, é sem sombra de dúvidas o grande diferencial em termos de gestão administrativa.

Os sistemas de transportes de todo o mundo, seja de carga ou de passageiros, sempre assumiu uma característica importante nas políticas gerenciais. Como é sabido dos estudiosos em Administração, uma organização que necessite de algum meio de transporte para defender seus objetivos, deve tratá-lo da mesma forma que trata a compra de qualquer outra mercadoria: tomando como base a qualidade, o preço e o serviço. Deve, pois, transportar seus produtos por meios que garantam pronta entrega, com um mínimo de extravio ou dano à carga, que tenha disposição para cooperar em caso de eventuais modificações, que cometa o mínimo de erro no faturamento e assim por diante. Para tanto, o administrador deve saber o seguinte sobre os possíveis meios de transporte que poderá contratar:

- Transporte Rodoviário: Os caminhões, as carretas, as caminhonetes e demais veículos de carga rodoviários são responsáveis por 55% de todo o volume de carga transportado no Brasil. Esta estatística talvez não seja tão representativa na Europa e nos estados Unidos uma vez que os transportes ferroviários, marítimos, de cabotagem e até mesmo aéreos são mais viáveis, dentro de um contexto econômico, que no Brasil. As maiores vantagens trazidas por esse meio seriam o preço competitivo, apesar de existirem meios mais baratos (ferroviários, marítimos, cabotagem, etc.), o grande poder de interconectivdade, isto é, a grande capacidade de se chegar onde quiser e aproveitar outros meios de transporte (por exemplo, temos os casos de caminhões que embarcam em balsas para economizarem parte de percurso),a velocidade de entrega, uma das maiores, e a sua capacidade de carga, que abrange quase todas as necessidades. Por essas colocações, o transporte rodoviário é o mais comum no Brasil e no mundo.

- Transporte Ferroviário: No Brasil, o transporte de cargas por ferrovias parece ser de bom tamanho tendo em vista o tamanho da Federação, mas, apesar de muitos projetos e incentivos governamentais, essa idéia anda cada vez mais para trás em relação aos demais meios de transporte. A esperança maior fica por conta da privatização das ferrovias brasileiras tentando tirar a ferrugem dos trilhos, muitas vezes até virgens. A nível mundial poderíamos até dizer que é o mais utilizado, sobretudo na Europa, Ásia e América do norte, onde os trilhos chegam a grandes distâncias, facilitando a distribuição dos bens produzidos. O que podemos observar é que o transporte ferroviário teve uma alavancagem bastante forte entre os anos 60 e 70, crescendo de 17% para 24% a sua participação no transporte de carga, principalmente nas cargas para longas distâncias, que é o forte do transporte ferroviário. Mas vem perdendo terreno desde então. Sua conectividade é relativamente boa para os transportes rodoviários e aquáticos. A capacidade de carga é bastante elevada, o que atende sobretudo o mercado de extrativismo mineral, como é o caso das duas ferrovias que atendem as necessidades da Companhia Vale do Rio Doce, e agrícola, para escoar suas mercadorias para longas distância e portos do país, como o de Santos - SP, abrindo o caminho para o mercado exterior. É um transporte de considerável segurança mas exige uma acomodação cuidadosa do produto durante o transporte. Em matéria de custo, está competindo com o transporte rodoviário. O problema é que as tarifas dos meios de transporte rodoviário chegam quase à equivalência das tarifas das ferrovias. Em outros casos, os preços empregados chegam até mesmo a competir com os transportes marítimos e de cabotagem, tido como os mais baratos. Assim, deve-se observar que a força do transporte ferroviário está no transporte de cargas de alto volume e que se destinem a grandes distâncias atendidas pela rede ferroviária.

- Transportes por Dutos: Sem dúvida alguma esse é o meio de transporte mais barato que existe, mas é muito restrito ao material transportado: água(aquedutos), derivados de petróleo (oleodutos) e gás (gasodutos). Apesar de ser um investimento elevado, o retorno é praticamente seguro.

- Transporte Aéreo: Desde o término da Segunda Guerra Mundial o volume físico do frete aéreo aumentou pelo menos 50%, embora a tonelagem total ainda seja apenas uma fração muito pequena da transportada por ferrovias e caminhões (no contexto mundial). O único fator que apresenta moderado crescimento é o fato de as tarifas aéreas serem duas vezes mais altas que as cobradas pelas estradas de ferro e linhas de caminhões. É óbvio que para algumas remessas, a velocidade é fator importante e a expedição deve ser feita da forma mais rápida possível, quase sem levar em conta os custos. Mas há, pelo menos, duas outras razões para o veloz crescimento dos carregamentos aéreos: primeiro, as tarifas aéreas não são tão altas como se aparentam. Na maioria dos casos é possível usar containers mais leves e nem sempre é necessária qualquer tipo de embalagem. Em segundo lugar, é notório que a utilização de fretes aéreos barateia consideravelmente os custos desse meio de transporte. Devemos considerar, ainda, o fator segurança, que certamente é bastante alto no transporte aéreo.

- Transporte Aquático: Como transporte aquático podemos citar o marítimo e o de cabotagem.
O transporte marítimo é a maneira mais barata, e geralmente mais lenta, de remeter qualquer mercadoria - particularmente em grandes cargueiros. Esse transporte é preferido para grandes cargas e grandes distâncias, sobretudo intercontinentais, por garantir uma ótima flexibilidade de rotas na maioria do percurso.

A navegação de cabotagem, que é feita em rios ou costa marítima, é razoavelmente utilizada no contexto brasileiro. É mais lenta porém mais barata que o transporte aéreo, rodoviário ou ferroviário na maioria dos casos. São utilizados pequenos cargueiros e balsas. O sucesso desta navegação depende das condições geográficas da região a ser atendida e do tamanho e condições de navegação da costa marítima visada.

A importância desse meio de transporte é tão considerada que o homem chega mesmo a desafiar a natureza, como acontece no canal do Panamá, América Central, onde o relevo acidentado deu lugar a uma passagem para navios através de comportas e tanques d'água elevadiços. Já o Canal de Suez, no Egito, é tão importante para o mundo que se fosse fechado , provocaria uma forte crise de petróleo no mundo, tendo em vista que ele está localizado em um ponto estratégico, ou seja, na região do Oriente Médio.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)