A tecnologia 3D para a saúde e a Copa do Mundo

Saiba como a impressora 3D, usada para cirurgias, pode ajudar na Copa do Mundo.

   A tecnologia 3D tem promovido uma verdadeira revolução em nosso dia a dia. Neste período de Copa do Mundo, o impacto desta tecnologia fica tangível às pessoas, o futuro chegou e já podemos notar os benefícios da utilização das impressoras, sensores e scanners 3D em especial para os atletas.

   O monitoramento do movimento constitui importante recurso na melhoria da performance, sensores 3D são colocados no corpo dos jogadores. A tecnologia permite a aquisição dos movimentos durante os treinos e softwares de inteligência artificial realizam análises em conjunto com profissionais para um estudo detalhado da cinética do atleta de forma individualizada. Diante destes estudos, propõe-se ajustes nos movimentos com o objetivo de melhorar o desempenho.

   Não podemos deixar de abordar os scanners, equipamentos que realizam a captura tridimensional de objetos, neste caso, da anatomia do atleta, obtendo uma imagem tridimensional. A partir destas imagens, são criados dispositivos como talas protetoras sob medida, utilizadas para a proteção do jogador e que são fabricadas pelas impressoras 3D, outro importante equipamento da tecnologia. As impressoras 3D produzem objetos camada a camada de forma aditiva, em oposição ao método tradicional de subtração. Diversos materiais podem ser impressos indo de resinas, plásticos, alimentos, medicamentos a ligas metálicas. O material a ser impresso é selecionado de acordo com a utilização do produto. O processo utilizado pelas impressoras pode ser, dentre várias tecnologias, por: Laser, fotopolimerização, feixe de elétrons e modelagem por depósito de material fundido. A impressão de produtos possui o diferencial de ter a possibilidade de se adaptar perfeitamente ao usuário, ou seja, no caso das talas, estas irão se encaixar perfeitamente à perna do jogador, propiciando maior conforto, proteção e eficiência quando comparadas às talas convencionais ou standard. Já nos casos de eventual trauma, pode-se imprimir talas para imobilização do membro lesionado, também sob medida, a partir da digitalização da região com o scanner 3D.

   O caso da lesão da coluna vertebral do jogador Neymar, na copa do mundo de 2014 no Brasil, é um exemplo de possibilidade de dispositivo sob medida, neste caso em particular, o Neymar teve fratura da terceira vértebra lombar depois de uma jogada violenta do colombiano Juῆiga, a lesão tirou o jogador Neymar do restante do mundial e o levou ao uso de uma cinta pelo período de duas semanas. A cinta é um dispositivo que dá suporte e auxilia na recuperação. Nesta situação, poderia ter sido utilizada a tecnologia 3D para a confecção de dispositivo customizado ao jogador, no qual, por adaptar-se perfeitamente ao corpo do atleta, iria atuar de forma eficiente e propiciar maior conforto. Palmilhas impressas são recursos da tecnologia 3D obtidas a partir da digitalização da planta do pé que, por sua vez, acomodam-se perfeitamente à necessidade do usuário, compensando e realinhando a pisada do atleta. A impressão 3D tem sido utilizada para a produção de tênis e chuteiras com a vantagem de adaptarem aos contornos do pé do jogador, propiciando comodidade e eficiência.

   A impressão 3D tem promovido grande avanço nas opções de tratamento de saúde. O médico pode, por exemplo, imprimir órgão ou até mesmo um osso fraturado, obtendo o que é chamado de biomodelo. A partir da análise do biomodelo opta-se pelo tratamento mais adequado, em especial, recurso utilizado para casos complexos. Atualmente, próteses e placas podem ser impressas de acordo com a necessidade anatômica e de tratamento. O novo paradigma da medicina personalizada, tendo como recurso a tecnologia 3D, tem promovido grande impacto na sociedade, permite passarmos da realidade atual do paciente se adaptar ao tratamento, tendo em vista que existem, por exemplo, placas e parafusos padronizados, para uma nova realidade, na qual os implantes podem ser confeccionados na medida exata do paciente. O tratamento individualizado viabiliza a perspectiva de tratamentos que resultam em resultados superiores.

   Como podemos constatar a Tecnologia 3D possui ampla possibilidade, em especial, como auxiliar na melhoria da qualidade de vida.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)