Mais comentada

As 7 chaves de ouro para motivar uma equipe de vendas

Diego Berro,
Ao contrário do que muitos gestores pensam, motivar uma equipe de vendas não requer gastos. De acordo com a "Teoria dos Dois Fatores” do psicólogo Frederick Herzberg, a realização, o reconhecimento e a responsabilidade aparecem como os principais estimulantes para um bom desempenho. O segredo está em descobrir as ferramentas necessárias para explorar o máximo do potencial de cada um e desenvolver um ambiente propício ao crescimento pessoal e profissional do grupo.

Confira abaixo algumas atitudes que você pode tomar para motivar os vendedores de sua empresa:

1. Busque em primeiro lugar o autoconhecimento e o desenvolvimento das competências comportamentais como a habilidade de comunicação e relacionamento interpessoal. Aspectos comportamentais valem mais do que qualquer expertise quando direcionado a resultados.

2. Além de deixar claro aonde se pretende chegar, é importante também mostrar a equipe os desafios que precisam ser superados. Identifique logo o que precisa ser feito frente a obstáculo e mobilize o grupo até que sejam superados.

3. Para conquistar um alto grau de confiança, prestígio, respeito e autoridade como líder, seja congruente. O líder é o reflexo e o exemplo da equipe. O alinhamento do discurso com as atitudes é fundamental para mobilizar o grupo às metas.

4. A flexibilidade e a humildade são habilidades-chave para exercer a liderança de uma equipe de vendas. É fundamental se relacionar com a equipe respeitando as diferenças e desenvolver estratégias motivacionais especificas a cada vendedor e ao grupo.

5. Forneça e solicite feedbacks. Em vez de se referir às pessoas, se refira aos resultados ou aos comportamentos. Avalie as pessoas de uma forma positiva, destacando virtudes, qualidades e méritos de seus vendedores e colaboradores.

6. Disponibilize aos seus vendedores as ferramentas e as tecnologias necessárias para o bom desenvolvimento de suas funções. Condições excelentes para desenvolver o trabalho geraram resultados extraordinários.

7. Crie um ambiente propicio ao desenvolvimento pessoal e profissional de seu colaborador. Proponha alvos reais e dê incentivos, prêmios e brindes por metas alcançadas, isso irá gerar mais vendas devido à sustentação do tripé: motivação, reconhecimento e recompensa.



Reprodução autorizada desde que mantida a originalidade na integra do texto, mencionado o autor (Diego Berro), seu curriculo e o site (www.diegoberro.com.br), e comunicada sua utilização através dos e-mails: diego_berro@hotmail.com e contato@diegoberro.com.br


Palestrante de Vendas Diego Berro - Palestras e Treinamentos de Vendas e Programação Neurolinguística.

www.diegoberro.com.br


Avalie este artigo:
(0)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: de lideranca motivacao palestrante palestras treinamento vendas

Shopping