Mais comentada

As inovações tecnológicas

Este artigo tem como finalidade mostrar segundo minha visão sobre a tecnologia, como as inovações tecnológicas podem ser vantajosas e desvantajosas para a empresa, e o ciclo de inovação.

Você já parou para pensar em como as pessoas mais velhas, e até mesmo os mais jovens criticam sobre uma criança adentrada à tecnologia; sobre, a, tecnologia estar modificando totalmente o modo de comportamento das pessoas; Comentários de que as novas gerações estão perdendo o foco sobre o conhecimento e que trocam os livros por celulares? Gosto de dizer que existe um diretor que dá este papel a tecnologia e a torna protagonista desses fatos, estes diretores são as próprias pessoas que com a tecnologia, simplificam tudo e faz com que elas se distanciem das coisas reais e realmente importantes.


Pois bem, baseados nesses fatos e comentários citados, podemos sim dizer que com a tecnologia as pessoas estão ficando mais acomodadas e procrastinando seus afazeres, mas porque será que isso acontece? Será que está tudo errado mesmo? Será que o mundo daqui a alguns anos estará perdido, cheio de pessoas alienadas a tecnologia e sem algum tipo de habilidades que seu trabalho requer, e se algum dia ao fazer um recrutamento de pessoas, os candidatos estarão na fila analisando suas notificações direto pelo celular checando a lista de chamados, ou até mesmo fazendo a entrevista de emprego virtualmente? A finalidade deste artigo é mostrar exatamente isso, como é esta nova “transformação” e “passagem” para um futuro tão próximo, onde as pessoas já estão quase deixando este mundo contemporâneo e indo direto para o próximo.
Todas essas perguntas podem ser respondidas juntas, pois são harmônicas, existe um vínculo entre elas, ao meu modo de pensar, tudo isso que está acontecendo, todas essas revoluções da tecnologia, é só mais um ciclo se formando, do mesmo modo em que chegamos até aqui, com todas as outras inovações que o mundo sofreu para chegar a esse alto nível da tecnologia, é normal e muito interessante, as pessoas passarem a deixar de lado as coisas tradicionais, para se adaptarem a coisas novas oferecidas pela tecnologia da inovação. Não acredito que isso será a perdição do mundo, mas sim, sempre, um grande avanço. As organizações que souberem fazer o uso adequado das inovações, com certeza, terão visivelmente a mudança e a eficiência nos seus processos.


Mas, com tudo isso, as pessoas passam a deixar tudo de lado, métodos de ensinos, a seriedade, o respeito a sociedade e até a própria vida, porque estão sempre conectadas virtualmente e desconectadas do mundo real, mas será que daqui um tempo não terá mais ninguém com um bom nível de conhecimento para trabalhar nas organizações? Bem, não podemos generalizar e dizer que todas as pessoas estão fazendo o mal-uso da tecnologia, pelo contrário, muitas pessoas usam de forma totalmente vantajosa para seus conhecimentos, e o ponto principal deste artigo é mostrar que este novo modo de comportamento das pessoas é a passagem para um outro nível. Vejamos, se as pessoas estão fazendo o uso frequente da tecnologia, as organizações devem se adaptar a ela ou vice-versa, com isso, acontece o que podemos chamar de inovação e adequação, porque deve haver uma adaptação, se tudo está mudando a empresa deve aplicar os novos métodos para estar aberta a mais oportunidades.


É muito importante para uma organização, ter conhecimento sobre a tecnologia e tudo que a rodeia, assim ela terá maior acesso a rede de dados, informações que por sua vez é indispensável para a vida da empresa, a informação é a matéria prima para a tomada de decisão, sem ela, fica difícil saber o que é melhor para a organização, os processos podem ser mais eficientes, fazendo mais em menos tempo e cortando gastos. Mas tudo isso pode gerar uma taxa alta de desemprego, se feito de maneira errada e irracional.


Um ponto importante para uma empresa que deseja implantar a tecnologia em seus processos sem ter que demitir seus funcionários seria, a transferência destes que trabalha onde será colocado algum processo tecnológico para outro setor de produção onde ainda existe a mão de obra humana, com isso, o trabalho que era feito por pessoas será feito por maquinas e com a transferência, aumentará os funcionários no outro setor, assim aumentando ainda mais a produção e sem demissão.
Contudo, toda essa inovação tecnológica, pode ser muito vantajosa para as organizações e o futuro das pessoas. Sempre haverá inovação, por isso devemos estar abertos a ela e tentar aderir e aplica-la o máximo com racionalidade, para que não cause transtorno e sim eficiência.

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: administracao administradores desenvolvimento eficiencia empreendedorismo inovação inovação tecnológica negócios tecnologia

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração