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Como definir a estrutura de meu site?

Dicas de recursos, funcionalidades e páginas para a criação do website de sua empresa

Já é conhecida a importância de um site para uma empresa, mas na hora de fazer você sabe o que seu site deve conter? Aqui vão algumas dicas para te auxiliar no processo de definição da estrutura do website.

Objetivo do site:

Primeiro passo é entender qual o principal objetivo do site, ser um meio de comunicação, uma loja virtual, apenas uma apresentação. A seguir listo algumas perguntas que poderão te ajudar neste processo:

  1. Qual o principal objetivo para minha empresa ter um site?
  2. Meus concorrentes se posicionam de que forma na internet?
  3. Qual é o resultado esperado de um site para meu negócio?
  4. Existem atividades que são feitas no dia-a-dia e que poderiam ser aprimoradas ou automatizadas com um site?

Respondendo essas perguntas e ainda listando detalhes específicos de seu negócio, é possível então definir as páginas e recursos que o site deve conter.

Sugestão de Recursos

Aqui vão sugestões e dicas de páginas e recursos que podem e devem ser utilizados para criar seu website:

Dados institucionais:

Independente do tipo de negócio ou do objetivo principal do site, gerar credibilidade com os usuários é um item importante para a empresa. Nesta página é possível conquistar essa confiança fornecendo informações como: histórico, prêmios conquistados, equipe, certificações, estrutura física.

Produtos e Serviços:

Esta é uma das páginas mais importantes do seu site, independente se for um site institucional ou uma loja virtual, é nesta página que o usuário se interessará pelo seu produto e serviço. Aqui algumas informações e recursos podem ser essenciais para converter um visitante em um lead:

  • Descritivo do produto: explique nos mínimos detalhes o que você tem a oferecer. Assim fica mais fácil do potencial cliente conhecer seu produto e serviço e se interessar em comprar ou contatá-lo para mais informações:
  • Imagens e vídeos: boas fotos e imagens dos produtos também transmitem credibilidade. Um vídeo pode ainda complementar a explicação mostrando como é o serviço ou como se usa o produto, por exemplo.
  • Call to action: vamos chamar o usuário para a ação? O que você espera dele: uma ligação, um orçamento, uma compra? Deixe bem acessível o call to action para que o usuário possa contatá-lo, como por exemplo: botão “comprar”, formulário para solicitar orçamento, telefone de contato em destaque e até mesmo um chat online.

página de produtos

Blog:

Esta página pode ainda ter outras nomenclaturas: novidades, artigos, notícias. O importante aqui é gerar conteúdo de relevância para o seu público alvo. É importante também manter a frequência de atualização, conteúdos muitos antigos e sem atualização no site podem dar a percepção ao cliente que a empresa não está preocupada com o usuário e não tem o devido cuidado com essa comunicação.

Trabalhe Conosco:

Essa pode ser uma ferramenta para agilizar a captura de currículos de candidatos. É possível ter um mural com as vagas em aberto e um formulário para recebimento dos currículos.

página trabalhe conosco

Contato:

Aqui estão centralizados todos os dados e meios de contatos possíveis com a empresa: números de telefones, endereço com mapa de localização e formulário de contato.

Recursos complementares:

Opt-in de e-mails:

Tenha em seu site um campo específico para captura de e-mails dos usuários. O cadastro é espontâneo, e com ele você cria sua própria lista de e-mails para envio de campanhas promocionais e de newsletter.

Mídias sociais:

Para as empresas que utilizam as mídias sociais, permita também esse engajamento através do site destacando os botões das mídias sociais. Nos artigos ofereça a opção de curtir e compartilhar os conteúdos e também é possível integrar os comentários com as mídias sociais.

Recurso de busca e filtro:

Esse elemento é essencial para sites com muito conteúdo ou produtos. Facilitar a navegação do usuário em busca do conteúdo desejado é imprescindível.

Suporte multilínguas:

Se a empresa disponibiliza serviços e produtos para outros países, este recurso é obrigatório em seu site. Ofereça o conteúdo nos idiomas que forem do interesse do negócio.

CMS – Sistema de Gerenciamento de Conteúdo:

E para gerenciar todas essas informações através do site? É preciso que o site tenha um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. Assim você tem total liberdade para editar as informações do site e também incluir novos conteúdos. Para este controle a plataforma mais utilizada atualmente é o WordPress. Alguns benefícios sobre ele:

  • O painel para edição de conteúdo é super intuitivo, fácil e rápido de utilizar. Não é preciso conhecimento técnico para executar esse trabalho;
  • Níveis de usuários: se a sua empresa conta com vários setores, é possível criar acessos diferenciados para que cada área fique responsável e visualize apenas um determinado conteúdo/página no site.
  • Escalonável: depois do site feito, novos recursos poderão ser acrescentados conforme as necessidades da empresa. Por exemplo, se sua empresa começou com um site institucional e no futuro deseja ter uma loja virtual, é possível implementar adicionalmente as funcionalidades de venda, dentre elas: carrinho de compra, cadastro de clientes, integração com ferramentas de pagamento e cálculo de frete.

 

painel wordpress para edição de produtos

Site Responsivo: acessibilidade é tudo

Não adiante ter um site que funcione apenas no computador. Com o rápido avanço de tecnologias mobile, ter um site que permita o acesso através de celulares e tablets é fundamental. Um site responsivo permite isso, adaptando o conteúdo do site no formato convencional para a melhor leitura nos dispositivos móveis. O site é o mesmo, mas segundo o dispositivo utilizado para navegação, o site automaticamente adapta as informações para uma melhor usabilidade do site.

Para facilitar a definição da estrutura do site, recomendo ainda a utilização de um recurso que permita a construção de um mapa, como o exemplo na imagem abaixo. Desta forma você terá uma visão mais ampla da estrutura final:

estrutura de um blog

Aqui estão várias sugestões para seu site ter sucesso na internet. Nem todos os itens listados são aderentes ao seu negócio. Monte a estrutura de seu site utilizando as funcionalidades que melhor atendem as necessidades da sua empresa.
Com as informações e funcionalidades ideais com certeza seu site atingirá os objetivos definidos e se tornará uma poderosa ferramenta para geração de negócios.

Sucesso!

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Tags: site website wordpress

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