Como melhorar o desempenho do time de TI migrando para a cloud corporativa?

O processo de adoção do cloud computing precisa ser acompanhado de alterações na política de governança. Não há como migrar sem modificar a estratégia empresarial, principalmente quando o assunto é melhorar a experiência dos usuários

É comum no meio empresarial haver certas dúvidas quanto à melhor forma de investir em TI e como potencializar o desempenho da equipe dessa área. Embora muitos sejam os questionamentos, uma coisa é certa e você, gestor, sabe disso, apostar na cloud corporativa permite aumentar o desempenho do grupo. Como consequência, há uma agregação de valor ao serviço prestado e isto converge em uma equipe de trabalho voltada aos resultados eficientes.

Migrar para o cloud computing não é questão de investir no futuro da empresa, mas de otimizar o presente da organização. Após partir para a nuvem, muitas mudanças positivas poderão ser sentidas, tanto pelo gestor de TI quanto pelos demais membros da organização.

Cloud computing em prol da eficiência organizacional

A transformação digital é uma realidade nas organizações. Dentre os inúmeros aspectos que interferem no desenvolvimento desse processo encontram-se as novas soluções em termos de nuvem. Essas soluções precisam ser avaliadas e incluídas na estratégia organizacional. Para que isto ocorra, é fundamental que os CIOs e também gestores de TI estejam conscientes das mudanças e da evolução do cloud computing em prol de melhores resultados na organização.

Atualmente, as nuvens são imprescindíveis para o universo dos negócios. Através delas é possível compartilhar informações, encaminhar documentos e mais uma série de trâmites interessantes para as empresas. Assim sendo, fica claro que adotar o cloud computing proporciona inúmeros benefícios às organizações.

Entre as inúmeras vantagens de se contar com o armazenamento na nuvem, como reduzir gastos com estrutura física do negócio, contratar serviços de acordo com a demanda e segurança dos dados, pode-se destacar a possibilidade de gerar uma equipe de trabalho mais eficiente.

A nuvem e a eficiência

Ao utilizar a nuvem, elimina-se o esforço manual. Isto é, a empresa deixa de contratar alguém para controlar o funcionamento dos sistemas e opta pela contratação de um serviço especializado com o auxílio de um provedor. Esta mudança tem como resultados a otimização do tempo – os participantes da equipe não perdem tempo resolvendo problemas e atividades secundárias – e as informações são mais assertivas – a probabilidade de ocorrer erros ou falhas humanas é menor.

No que se refere aos custos, uma empresa que conta com o cloud computing diminui os seus gastos, haja vista que as tarefas são automatizadas. Outro ponto relevante e que configura uma vantagem deste recurso é a diferenciação em termos de competitividade. Empresas que estão abertas às modificações tecnológicas e assumiram o cloud computing nas suas operações podem conduzir os seus negócios de maneira mais ágil.

Todos os benefícios citados convergem em uma equipe de TI mais motivada e eficiente. Ao contar com um recurso que facilite o compartilhamento de informações e que permita gerar dados com maior precisão e confiabilidade, o grupo de trabalho pode focar em tarefas mais relevantes para o andamento das operações assim como o funcionamento da empresa.

A observação das vantagens de se trabalhar com o cloud computing permite vislumbrar de uma forma clara e precisa como a utilização desta ferramenta favorece a eficiência do grupo, melhora os resultados e garante maior rentabilidade.

É preciso que o gestor esteja atento a essas questões e saiba incorporar e/ou atuar na nuvem de forma eficiente, visando sempre à excelência e a integração do trabalho dos técnicos. Também é preciso esclarecer que a nuvem está mudando a maneira como os negócios serão realizados no futuro, apostando na escalabilidade e também na mobilidade.

As soluções da nuvem podem ser inseridas em diversas atividades do setor de TI, essa versatilidade permite que o cloud computing seja usado em projetos de desenvolvimento de software. Esta solução inclui a utilização de máquinas virtuais assim como servidores a distância (remotos) no intuito de conseguir simular ambientes virtuais.

Outra tarefa ligada à área de TI e a utilização da nuvem é a gestão da equipe. Com o sistema em nuvem é possível que o gestor passe informações e atividades aos membros do grupo de forma rápida. Além disso, é possível acompanhar a atuação dos membros, a comunicação é mais ágil e simples, melhora-se a integração e potencializa-se o fluxo de tarefas contínuo.

Uso da nuvem e eficiência: clientes satisfeitos

A integração da equipe em torno ao cloud computing possibilita que o produto ou o serviço prestado pela organização tenha mais valor. Isso porque este recurso permite que todos os integrantes da equipe trabalhem com dados atuais, a necessidade de retrabalho cai drasticamente, eventuais falhas são reduzidas e a comunicação melhora visivelmente.

Em termos gerais, os clientes conseguem perceber a melhora no atendimento, assim como na qualidade do produto entregue ou serviço prestado.

Cuidados ao começar a trajetória com o cloud computing

Conforme foi mencionado nos tópicos anteriores, vale a pena migrar para a nuvem. Atenção para alguns cuidados que devem ser levados em consideração durante essa transição. A seguir, serão citados três fatores fundamentais para o gestor que está pensando em implementar a nuvem na empresa.

  • Altere o tipo de nuvem usada conforme as demandas organizacionais

A escolha do tipo de serviço deve levar em conta o tipo de projeto, isto é, escolher entre cloud computing hibrida, privada ou pública, demanda entendimento do negócio e das suas necessidades. Em termos gerais, é preciso contratar um perfil que se adéque às aplicações e demandas da empresa.

  • Planejamento da Governança de TI deve ser atualizado

O processo de adoção do cloud computing precisa ser acompanhado de alterações na política de governança. Não há como migrar sem modificar a estratégia empresarial, principalmente quando o assunto é melhorar a experiência dos usuários. Além da busca pela reestruturação das estratégias no momento de implantar o cloud computing, é preciso que os gestores realizem um monitoramento na estrutura da nuvem corporativa a fim de diminuir o tempo para solução de falhas e potencializar o planejamento de ações que limitem a violação dos hackers.

  • Backups OK

A realização de backups é uma tarefa simples e básica na TI empresarial, ou seja, também deve acontecer no cloud computing. Mesmo que a organização contratada ofereça backups periódicos, é importante manter sempre cópias de segurança.

Em suma, optar pela migração para a nuvem é extremamente eficaz quando se fala sobre o desempenho da equipe de TI. Contudo, a migração demanda cuidados em termos de estratégia não somente na hora da adoção como também durante todo o processo. Preste atenção na estratégia de TI utilizada e tenha ótimos resultados com o grupo!

 Saúde, Paz e Sucess!!!

VENHA CONHECER NOSSA BIBLIOTECA DE E-BOOKS GRATUITOS : http://allanisnetworks.com/materiais-educativos/

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: cloud equipe

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração