Drones x Pessoas no mercado de inspeção

Utilizar um drone para inspecionar o local de trabalho antes da subida do técnico proporciona muito mais segurança a operação. A aeronave pode enviar dados importantes como a localização exata e o tipo de problema detectado.

Empresas de todo o mundo já perceberam o poder da tecnologia dos drone para realizar inspeções industriais. Vamos destacar alguns das inúmeras razões pelas quais empresas de todo o mundo estão utilizando drones nas inspeções de torres celulares, pontes, usinas, hidrelétricas, plataformas e outras estruturas tradicionalmente difíceis de gerenciar.

Segurança em primeiro lugar

Antenas de rádio, torres de celular e energia são, naturalmente, estruturas muito altas. Elas podem variar de 40 a 500 metros de altura. A utilização dos drones (RPAs) na manutenção desses ativos estão melhorando a segurança de vários setores de trabalhos nos setores de manutenção, reparo e levantamento de dados. Os engenheiros agora podem manter sues pés no chão e capturar imagens com segurança utilizando sensores especiais. Drones com sensores termais são capazes de identificar pequenos problemas e mostrar falhas na estrutura das torres alertando a equipe que não é seguro escalar. Essa situação só poderia acontecer depois que os engenheiros subissem.

Utilizar um drone para inspecionar o local de trabalho antes da subida do técnico proporciona muito mais segurança a operação. A aeronave pode enviar dados importantes como a localização exata e o tipo de problema detectado. Assim o engenheiro só sobe com as ferramentas necessárias e vai diretamente no lugar certo, evitando gastar horas localizando o problema. Segundo Márcio Régis Galvão, da Dron Drones Technologies empresa que atua no setor, "Segurança deve ser sempre o foco principal. Outro dia evitamos que um engenheiro se machucasse após identificarmos um enxame de abelhas no alto de uma torre de telefonia celular, bem ao lado de onde estava o defeito estrutural. Sem o uso dos nossos drones com certeza teria havido algum acidente.", afirma o empresário.

Eficiência e redução de custos nas inspeções com drone

A economia de tempo e dinheiro quando se utiliza drones nas inspeções de grandes ativos industriais é muito grande. Anteriormente um engenheiro levava horas para preparar todo equipamento, como gruas, andaimes e até guindastes para escalar toda a estrutura minuciosamente e inspecionar cada centímetro buscando possíveis problemas. Um drone pode fazer tudo isso em apenas alguns minutos utilizando dois profissionais.

Utilizar a tecnologia dos drones para realizar uma inspeção preliminar significa que o engenheiro vai diretamente no foco do problema. Uma vez identificado pelo drone, o técnico prepara somente o equipamento certo para o trabalho. Isso reduz significativamente o tempo de trabalho em cada torre e permite que sejam realizadas muito mais inspeções em menos tempo.

Reduzindo o impacto ambiental com o uso dos drones

Pássaros são um grande problema quando se trata de estruturas grandes e altas. Os pequenos postes, as torres de telefonia e até mesmo os parques de energia elétrica, solar e eólica, são excelentes locais para construção de ninhos e de repouso de aves. Esse hábito causa diversos problemas para as empresas que precisam manter o bom funcionamento do seu parque industrial, realizando reparos periódicos e atualizando constantemente as tecnologias usadas em cada torre.

Nos Estados Unidos os trabalhos de construção e instalação das torres não podem ser realizados se houverem ninhos ou aves instaladas no entorno. Anteriormente os técnicos e ornitólogos aguardavam dias, as vezes semanas, para identificar os pássaros e determinar a situação de cada um. Com os drones é possível observar de longe sem perturbar as aves e em poucos minutos definir a situação de cada espécie. Essa estratégia evita o estresse dos pássaros aninhados e afasta predadores maiores que podem atacar os técnicos durante o trabalho.

A maior empresa de telecomunicações do mundo, a AT&T já utiliza drones para inspecionar as suas 65 mil torres de telefonia móvel em todo os Estados Unidos. Após a implantação a empresa percebeu uma notável mudança na eficiência dos seus serviços.

Como as empresas utilizam drones nas inspeções de torres

A empresa brasileira de inspeção Dron Drones Technologies utiliza vários drones para inspecionar sites utilizando aplicativo próprio para alimentar de fotos e vídeos os engenheiros em seus escritórios por todo país. Essa estratégia permite realizar uma representação visual das imagens termais para que sejam tomadas ações rápidas e precisas. Antes esse processo levava alguns dias de trabalho, com os drones leva apenas horas.

"Quando se faz necessário usamos outras tecnologias embarcadas, como fotogrametria e sensores LIDAR, mas todo projeto precisa ser analisado caso a caso. Em uma situação nossa equipe criou modelos 3D do terreno do cliente antes da instalação de várias torres de telefonia. Também é possível unir a inteligência artificial ao processo melhorando a eficiência dos drones nas inspeções, permitindo que elas tomem decisões antes mesmo de enviar o feedback aos engenheiros de campo. Como por exemplo, usar a tecnologia de reconhecimento facial para inspecionar componentes específicos de uma torre, onde o sistema percebe a falha e decide enviar somente esses dados, tornando a inspeção com drone muito mais rápida e eficiente.", comentou Márcio Galvão. "O objetivo principal com o uso de drones é facilitar o trabalho dos engenheiros permitindo que realizem o trabalho de forma mais segura e eficiente. Não é o caso de substituir engenheiros pelos drones, mas sim oferecer o benefício da segurança e a vantagem competitiva de melhora dos processos.", finaliza.

Além de inspecionar os terrenos dos projetos futuros e as torres das empresas de telecomunicação a Dron Drones Technologies também utiliza seus drones para detectar onde ocorrem interferências nas áreas de cobertura da redes de seus clientes. O sensores nos drones podem detectar interferências com muito mais precisão que o método tradicional, ajudando na identificação dos fatores. Mais uma vez, isso é feito com rapidez e segurança com a utilização de apenas um drone e algumas horas de trabalho.

O futuro da inspeção industrial com Drones

Estudos e casos de sucesso demonstram a expansão do uso e as inúmeras possibilidades comerciais para empresas de drones de todo o mundo. Cada vez mais empresários estão reconhecendo os benefícios da segurança e do custo, que tornam o uso dos drones uma ferramenta de suporte indispensável para uma série de trabalhos já existentes.

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: chesf drone drones enel energia eolica energia solar engenharia engenheiro inspeção inspeção industrial inteligencia artificial linhas de transmissão mecatronica tecnologia tefefonia telefonica vivo torres de telefonia

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração