Mais comentada

Especialista em mídias digitais fala sobre a importância do segmento para os negócios

As mídias digitais já se estabeleceram como canal forte de comunicação entre uma marca e seus públicos. Pensando no assunto entrevistamos a Carolina Terra, que foi Gerente de Mídias Digitais na Nestle S.A,  gerente de Marketing Sênior na Chocolates Garoto e Professora na Fundação Cásper Líbero. Confere abaixo a entrevista com essa fera.

1- O Social Media/Mídias Sociais ainda é uma profissão pouco conhecida, você pode descrever um pouco da sua carreira e do seu trabalho?

A área de mídias sociais é muito dinâmica e têm novidades a todo momento. É preciso viver em constante estado de alerta e atualização por meio de leituras, cursos, práticas. Atuo, hoje, com mídias sociais. Escolhi essa área porque gosto dos relacionamentos das organizações via plataformas tecnológicas, mídias sociais e formação de redes sociais online.

Como gerente de Mídias Digitais, sou responsável pela gestão dos perfis institucionais da empresa e pela consultoria às unidades de negócio (Marketing dos Produtos) que cuidam de seus perfis. Também sou responsável por disseminar esse conhecimento para toda a companhia por meio de treinamentos, conteúdo e workshops; pela gestão das agências que cuidam dessas áreas dentro da empresa; pelo desenvolvimento de métricas e relatórios uniformes para toda a companhia.

2- As mídias digitais são relativamente recentes, porém já passou por mudanças, qual seria a nova dinâmica da comunicação nas mídias sociais?

A comunicação não tem mais como ignorar ou negligenciar as mídias sociais. Por isso, passou a ser mais um fator de atenção e também um campo de atuação para o profissional de RP e de comunicação, em geral.

3- A quais fatores podemos creditar o fato das mídias digitais terem se tornado tão essenciais para as marcas?

As audiências estão nas redes, então, nada mais evidente do que as marcas estarem ali também para se relacionarem com seus públicos, difundirem suas mensagens e pegar carona na onda da comunicação via plataformas de mídias sociais.

4- Na sua opinião, quais plataformas de mídias digitais tem maior relevância na atualidade para a comunicação organizacional?

Hoje, é possível dizer que Facebook, Instagram, Youtube e Twitter são as plataformas com maior número de usuários. No entanto, é um campo muito dinâmico e não se pode afirmar quais serão as próximas ondas.

5- Com as novidades recentes do mundo digital, se faz necessário um novo perfil do profissional de mídias digitais. Qual o perfil ideal deste profissional?

Tem que ser um profissional antenado com o que acontece no mercado, antecipar-se às tendências, prever movimentações e isso faz com que tenhamos que estar um passo à frente para podermos traçar estratégias, planos, preparar-se para crises, situações etc.

Temos que entender o mundo mobile, das redes sociais, sustentabilidade, relações humanizadas apesar de tanta tecnologia, entre outras tendências.

6- O mercado hoje está com grande demanda por profissionais da área de mídia digital, quais as dicas para quem deseja enveredar por esta área?

Estudar sempre, ler muito, participar de eventos da área, conversar com outros profissionais, acompanhar tendências, blogs, fazer testes…enfim, aprende-se muito na prática, mas é preciso sempre estar um passo à frente para antecipar-se ao que acontece nessa área tão dinâmica.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(1)