Gestão do Conhecimento: Como o conhecimento e a tecnologia podem mudar os rumos de uma organização?

Gerenciar bem o conhecimento e a tecnologia dentro das organizações é uma atividade importante e rica de possibilidades, trazendo significativas mudanças dentro do ambiente produtivo e influenciando a construção de grandes estratégias de educação corporativa.

     Com o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação e a constante produção de novos conhecimentos, as organizações ganharam novos caminhos de evolução. Caminhos que tem como ponto de partida "o conhecimento humano" que conduz através das inovações, uma maior eficiência no desempenho produtivo.

      O conhecimento e a tecnologia com um gerenciamento eficiente trazem diferenciais de desenvolvimento que fazem da educação corporativa a ferramenta mais adequada para vencer as barreiras econômicas do mundo moderno.

      É nessa perspectiva de produção e aplicação do conhecimento no ambiente de trabalho aliada a utilização dos recursos tecnológicos disponíveis que as empresas encontram novas maneiras de desenvolver a sua prática administrativa, tornando-se mais produtivas em busca de sua evolução econômica dentro de um cenário de grande competitividade.

       A Competitividade é uma realidade que não pode ser ignorada por nenhuma organização. Ela influencia os caminhos e as metas de uma empresa, interferindo na construção de seu planejamento e em sua atuação na forma de gerenciar.

      Nessa dinâmica de competitividade é o conhecimento que indica os melhores caminhos que uma organização deve seguir, construindo a sua performance produtiva para atuar com rentabilidade dentro do mercado.

      Sendo assim, fazer o uso correto de todas as informações e conhecimentos disponíveis na busca por mais produtividade representa um importante recurso de desenvolvimento organizacional que reflete uma visão gerencial globalizada dentro de uma eficaz concepção de gestão do conhecimento.

      O grande fluxo de informações, a produção de novos conhecimentos e a utilização dos mais variados recursos tecnológicos deixam as organizações cada vez mais fortalecidas, agregando valores essenciais para sua prática administrativa.

      Nesse sentido, refletir sobre o uso do conhecimento, da criatividade e da tecnologia na transformação dos espaços organizacionais, destacando a evolução das potencialidades dos colaboradores no processo produtivo representa apenas uma das mais diversas vantagens oferecidas pela gestão do conhecimento.

      O Conhecimento possui uma enorme força capaz de realizar grandes mudanças nas pessoas e nas organizações de forma geral. Mudanças que precisam ser contínuas e adequadas às diversas necessidades ambientais. Essas atitudes são racionais e demonstram uma preocupação com uma evolução gerencial comprometida com as constantes transformações econômicas.

       Diante dessa flexibilidade perante as mudanças econômicas,  o conhecimento e a tecnologia devem estar harmoniosamente interligados no processo de construção de novas ideias dentro do sistema produtivo. Assim, as tecnologias de informação e comunicação dão o apoio de que as organizações precisam para evoluir no cenário econômico, proporcionando maior agilidade em todas as atividades administrativas.

        É o conhecimento o fator decisivo de transformação dentro do ambiente organizacional. Ele muda os colaboradores, amplia a sua visão de mundo, ao passo que traz para organização as ideias inovadoras de que ela precisa para atuar com mais segurança no mercado.

         Portanto, não há como falar em mudança, sem falar em inovação. É a inovação que proporciona as mudanças e possibilita a produção de novos conhecimentos, a geração de novas ideias e a construção de novos negócios.

         Nessa perspectiva de construção de novos negócios, torna-se importante destacar a prática da Economia Criativa, como resultado do gerenciamento de novas informações e novos conhecimentos dentro do  mundo globalizado, proporcionando grandes contribuições para a economia atual.

          Assim, um eficiente gerenciamento do conhecimento nas organizações exige dos gestores um trabalho focado na inteligência competitiva, criando-se estratégias diferenciadas que influenciem a dinâmica de trabalho da empresa e produza melhores resultados.

         Contudo, pode-se compreender que a Gestão do Conhecimento promove imensas mudanças para as organizações modernas, construindo um olhar gerencial mais abrangente de aprendizagem corporativa, que valoriza a criatividade e a produção de conhecimentos, bem como a utilização  das tecnologias de informação e comunicação como elementos essenciais para a construção de organizações mais dinâmicas e produtivas.

AUTOR:

MARCOS ANTÔNIO LENES DE ARAÚJO, Bacharel em Adiministração de Empresas, graduação tecnológica em Recursos Humanos e Licenciatura em Matemática.

 

 

 

 

Avalie este artigo:
(4)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração