Mais comentada

Gestão e Tecnologia. Um estudo sobre oportunidades e ameaças (Analise SWOT)

Como as organizações podem ser manter competitivas alinhando a gestão tecnológica na tomada de decisão.

   A análise SWOT e/ou FOFA (forças, fraquezas, oportunidades ameaças) em que verifica-se a empresa como um todo, detectando seus fatores e ameaças principais internamente e externamente, é expliacad por CHIAVENATO (2010) como a análise SWOT ajudará a empresa para tomada de decisões importantes e decisivas para o aumento de suas forças e diminuição de suas fraquezas, particularmente em relação aos concorrentes e as mudanças que surgem a todo o momento.

O fator Tecnológico

   Uma boa gestão dentro de uma organização é aquela que mantém um constante acompanhamento da evolução de todos os fatores em mudança para garantir o funcionamento da empresa. Dentro dessas mudanças, existem o que se denomina Fator Tecnológico , onde a organização precisa ser manter atualizada sobre as oportunidades e ameaças que a cercam.
   O processo de globalização tem exigido que empresas e principalmente aquelas do ramo de prestação de serviços, estejam preparadas para tomar decisões rápidas que podem alterar todo sistema de gestão. Dessa forma, os fatores podem ser:
• Atualização de sistemas operacionais;
• Atualização dos cursos de acordo com a exigência do mercado de trabalho;
• Desenvolvimento de programas para monitoramento do controle de qualidade que determinara o custo e tempo de vida útil do produto no mercado;
• Aumento da competitividade devido às novas tendências e exigências dos clientes e publico alvo.
   A gestão da inovação tecnológica, segundo Ganesh e Zaveri (2001), implica diretamente na idealização de produtos e serviços inovadores, visto que a empresa desenvolve conhecimentos focados em negócios específicos da organização, promovem o compartilhamento das informações e adquirem novas capacidades de gerenciamento apto a edificar as tecnologias existentes e acessar as novas com um custo mínimo.

 

Avalie este artigo:
(2)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração