Mais comentada

Inteligência Artificial: quando o artificial nos deixa mais perto do Humano

Como a Inteligência Artificial tem transformado os processos de Desenvolvimento Humano.

O ano é 2050. Você escuta o despertador tocar, porém ele só para com o toque dos seus pés no tapete [1] que está junto à cama. Ao se dirigir ao banheiro, as luzes se acendem sozinhas sem que luminosidade incomode os olhos. O chuveiro se aciona automaticamente buscando deixar a água na temperatura ideal.    

Ao chegar à cozinha para a primeira refeição, a cafeteira já havia providenciado o preparo do café e o deixou pronto em sua xícara. Quando abre a geladeira, percebe que alguns itens acabaram: a própria geladeira [2] detectou que estes itens estavam acabando e entrou em contato com o supermercado mais próximo, o qual já agendou sua entrega.    

Concluído o desjejum, arruma seu material e solicita seu transporte por um aplicativo, e em 2 minutos o veículo [3] já o espera na porta. Ao entrar ele pergunta: “Trabalho?”, você confirma e ele parte em direção à empresa.    

Você é um especialista em Desenvolvimento Humano e chegando ao local de trababalho existem alguns pedidos de contratação para serem realizados. No processo você recebeu vários cadastros de pessoas disponíveis para a vaga.    

Para resolver isso, vai ao computador e simplesmente abre o software especializado, o qual já traçou os perfis das vagas de acordo com dados dos melhores profissionais da empresa. O software também analisa os cadastros dos candidatos buscando informações em suas redes sociais online e na forma como escrevem e falam [4], e em pouco tempo te dará os candidatos mais propícios à contratação.

Ficção?!

Nem tanto!    

A Inteligência Artificial (IA) já permite muitos ganhos para a área de Desenvolvimento Humano. Dentre elas posso listar:

  1. Análise preditiva

“A análise preditiva é o uso de dados, algoritmos estatísticos e técnicas de aprendizado automático (machine learning) para identificar a probabilidade de resultados futuros com base em dados históricos.” [5].     

Resumindo, permite uma melhor avaliação sobre o que vai acontecer.    

Toda empresa tem colaboradores trabalhando nela, e isso gera toneladas de dados circulando que podem ser analisados. A Análise Preditiva permite decodificar, organizar e decifrar estes dados, ajudando o gestor a tomar melhores decisões e ter insights.    

Como exemplo, imagine o gestor ser informando automaticamente quando precisará contratar mais pessoas, ou talvez receber um alerta sobre quando um colaborador muito importante estiver dando sinais de que irá sair do emprego. Isso o permitirá agir com maior precisão e agilidade. 

  1. As pessoas no centro do negócio    

Os Departamentos de Desenvolvimento Humano geralmente recebem dezenas de dúvidas dos colaboradores todos os dias, dedicando tempo e conhecimento específico para elaboração de respostas rápidas. Mas se existisse uma forma de automatizar estes processos a partir de uma IA?    

Isso já é possível e ocorre diariamente com os e-mails e aplicativos de mensagens instantâneas para questionamentos simples, ou mesmo para dar um recado de "não posso atender agora, por favor, entre em contato mais tarde", algo já faz parte do nosso cotidiano, mas que geralmente não refletimos sobre.    

Portanto, utilizar a IA no meio empresarial, seja como plataforma que facilita o processo de Coaching [6], ou mesmo como um assistente pessoal que faça de forma automatizada a programação de agendas e reuniões [7] permite ao gestor se dedicar de maneira mais ampla às questões complexas, otimizar seus horários e se concentrar no engajamento de seus colaboradores

  1. Redução da interferência/influência humana    

O candidato quando participa de um processo de Recrutamento e Seleção, seja interno ou externo ou de uma consultoria especializada, pode sofrer a influência do Recrutador e ser prejudicado. Além disso, o processo é lento e dispendioso. Mas com a utilização de softwares específicos, é possível traçar perfis de vagas baseado nos dados dos melhores colaboradores, e buscar o candidato à vaga que mais se aproxima. Eliminando a interferência humana no processo, aumentando a sua eficiência, melhorando avaliação do candidato, e principalmente garantindo a imparcialidade do processo.     

Em outras áreas empresariais já é comum fazer uso de sistemas inteligentes. O setor de Logística, por exemplo, utiliza o Warehouse Management System (WMS) [8]  para acelerar demandas, diminuir erros, e reduzir custos. Portanto, é natural o Desenvolvimento Humano ser impactado pelo uso de IA, e isto tem permitido às organizações otimizarem seus processos, aos gestores tornarem-se mais produtivos e os colaboradores mais satisfeitos. E justamente por estar proporcionando mudanças positivas é que veremos cada vez mais o crescimento dessa tecnologia. 

Gostou?

Então compartilhe comigo suas dúvidas, experiências e principais aspectos em que você pode adotar uma IA.

Até mais! 

P.S.
Se você quiser fazer algo mais prático pode tentar ajudar seu recém contratado a sanar suas dúvidas mais simples utilizando um
Chatbot no Telegram [9].

 ______________

Lista de recursos:

[1] https://olhardigital.com.br/noticia/conheca-o-ruggie-o-despertador-que-so-para-quando-voce-levanta-da-cama/54290

[2] https://tecnoblog.net/190121/samsung-family-hub-refrigerador/

[3] https://www.youtube.com/watch?v=qArZGwtRINg

[4] https://textio.com/

[5] https://www.sas.com/en_us/insights/analytics/predictive-analytics.html

[6] https://www.butterfly.ai/ e https://www.hirevue.com/products/online-coaching-software

[7] https://x.ai/

[8] https://blog.hbsis.com.br/wms/

[9] https://core.telegram.org/bots/ e https://blog.rodrigolira.net/2015/07/07/criando-um-bot-do-telegram-1/

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: DHO IA Inteligência Artificial RH Tecnologia

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração