O primeiro computador não foi o ENIAC

Foi Alan Turing, matemático, criptoanalista e cientista da computação que em 1938, durante a segunda guerra mundial, desenvolveu o primeiro computador capaz de decifrar códigos criptografados enviados entre os nazistas, as mensagens eram transmitidas entre os soldados de forma criptografada com o auxílio da encriptador ENIGMA. Devido ao seu talento como matemático, Alan Turing foi selecionado pelos britânicos para formar a equipe responsável por decifrar os códigos transmitidos pelos nazistas, adiantando em 2 anos o fim da guerra.

Foi Alan Turing, matemático, criptoanalista e cientista da computação que em 1938, durante a segunda guerra mundial, desenvolveu o primeiro computador capaz de decifrar códigos criptografados enviados entre os nazistas, onde as mensagens eram transmitidas entre os soldados de forma criptografada com o auxílio da encriptador ENIGMA. Devido ao seu talento como matemático, Turing foi convidado pelos britânicos para formar uma equipe em Bletchley Park, onde seria responsável por decifrar esses códigos.

A máquina criada por Turing, posteriormente batizada com seu nome, foi responsável por adiantar o término da guerra em 2 anos.

Com o auxílio de outros matemáticos extremamente brilhantes, Turing solicitou verbas para os generais da Bletchley Park, que ao comando de Churchill financiaram a  construção da "Bomba eletromecânica", o dispositivo responsável por executar os calculos necessários para a decriptação das mensagens nazistas.

De posse de inúmeras bombas elétromecânicas, Turing desenvolveu um sistema onde era possível a conversa entre elas, criando assim o primeiro computador programável da história.

No link abaixo é possível entender melhor o funcionamento da máquina de Turing através de um projeto feito de lego.

 

https://www.youtube.com/watch?v=-qetuN11LbI

  

 

Fontes:

1. Homer, Steven; Selman, Alan L. (2001). Computability and Complexity Theory. [S.l.: s.n.] p. 35. ISBN 0-387-95055-9.

2. http://www.turing.org.uk/scrapbook/early.html

3. https://pt.wikipedia.org/wiki/Bomba_eletromec%C3%A2nica

4. http://news.bbc.co.uk/2/hi/technology/8249792.stm

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: churchill computação computador criptografia enigma guerra matemática nazismo turing