Os benefícios de um Software de Gestão para Pequenas Empresas

Você já possui um negócio ou está pensando em abrir um? Só para você ter uma ideia, até abril deste ano no Brasil foram abertas mais de 200 mil empresas, e nós sabemos o quanto é difícil administrar um negócio, por isso um Software de Gestão online pode ajudar nesta empreitada.


Software de Gestão ou ERP? Esta é uma questão que muitos empresários se perguntam ao iniciar um negócio: se devem ou não começar o seu negócio já com um Software de Gestão na administração da empresa. A implantação de um sistema ERP é um dos maiores investimentos que uma empresa pode fazer, embora muitas pequenas empresas afirmem que são “muito pequenas” para adotar um sistema ERP. Neste artigo será mostrado alguns pontos com os benefícios que as pequenas empresas podem alcançar ao adquirir um Software de Gestão para acelerar seu negócio frente à concorrência, e algumas possibilidades como, poder gerenciá-la a partir de qualquer dispositivo conectado à internet por exemplo.
Na atual perspectiva, nenhum negócio é pequeno demais para uma solução de Software de Gestão Online ou ERP, pois permitem um gerenciamento fácil, uma atuação rápida de operação em escala, sendo benéfica em todos os segmentos.
No passado, não havia tantas opções de ERP disponíveis para empresas de pequeno porte quanto existem atualmente. O Software, em geral, não era tão fácil uso, e essas empresas simplesmente não tinham orçamentos nem suporte técnico para criarem a base necessária para endossar as soluções tradicionais do ERP em escala corporativa.
Portanto, empresas em crescimento acabaram criando uma estrutura de negócios fragmentada, composta de vários programas separados que lidavam com a gestão de forma generalizada. No entanto, os recentes avanços tecnológicos abriram as portas para soluções mais práticas.


O que as pequenas empresas precisam entender?

Dentro de uma pequena empresa ou startup, os participantes possuem vários papéis. Cada um se inclina a partir do seu ponto de atuação. O fato é que ninguém tem tempo para processar manualmente várias planilhas e separar montanhas de dados, podendo haver a possibilidade de erro humano após uma longa e exaustiva jornada. O Software de Gestão se volta para a fusão e automatização de funções-chave do negócio, permitindo maior segurança nos resultados.
Ele pode ser integrado a todos os departamentos da empresa, independentemente do tamanho. A implementação de um sistema implica em planejamento cuidadoso para minimizar o risco de falhas e garantir que todas as metas sejam cumpridas.
Esse progresso requer uma estratégia estabelecida antes da seleção. É necessário um plano de implementação padronizado e o envolvimento de todos os membros da equipe de negócios e de TI, para alinhar dados a um software que seja homologado pela SEFAZ.

Quando você começa a perceber que precisa de um Software de Gestão

Você está perdendo o controle de seus produtos? Existem múltiplos cenários dentro do mercado? A empresa está lutando para acompanhar um aumento de pedidos ou depende muito de planilhas do Excel? Obter fatos sólidos torna-se problemático? Se respondeu sim para qualquer uma dessas perguntas é, certamente, o momento para o seu negócio implementar um Software de Gestão.


Software de Gestão para pequenas empresas: benefícios que você não pode ignorar

1. Transparência
Uma vez que cada departamento tenha seu próprio sistema de informações, todos os dados relevantes poderão ser compartilhados e acessados em alguns cliques, integrados dentro de um sistema ERP. Isso elimina a necessidade de reinserir ou exportar dados, o que pode resultar em menos erros. Aumenta a produtividade e redução de custos.
2. Tomada de decisão rápida
Os dados em tempo real, fornecidos pelo sistema ERP online, podem ser benéficos para gerenciamento, marketing, contabilidade e permitem que sua organização tome decisões vitais a tempo, o que reduz o atraso nos prazos. As equipes são capazes de detectar interferências que possam afetar o nível de produtividade. Um relatório geral das operações permite que os líderes de negócios tomem decisões efetivas e respondam rapidamente a um ambiente de negócios em mudança.
3. Aumenta a Produtividade
Talvez um dos enormes benefícios que podem ser usufruídos do ERP para pequenas empresas seja o aumento da produtividade, o que é importante para os resultados financeiros de qualquer segmento. Com maior transparência, devido a processos estáveis, os funcionários podem alterar o foco no gerenciamento de volumes de negócios ampliados. Isso ajuda a transformar vários recursos e superar os desafios envolvidos no crescimento do seu negócio.
4. Fluxo de Dados Simplificado
Afirmam-se que, quando a pequena empresa faz a troca de planilhas Excel por um software de gestão online, é possível aproveitar o fluxo de dados unificado. Isso é verdade, pois há a possibilidade do problema de haver dados distintos em diferentes departamentos. Por exemplo: os dados financeiros necessários ao departamento de estoque podem ser difíceis de serem obtidos e visualizados. Com um software de Gestão, tudo está em um só lugar e todos os dados oficiais estão disponíveis para cada departamento.
5. Ultrapassando a Colaboração
A implementação de um ERP para pequenas empresas pode trazer uma grande mudança na questão entre comunicação de departamentos: comunicação deficiente pode gerar falta de colaboração e conflitos por falta de acesso aos dados, quando necessários. Oferecendo acesso a todos funcionários, a colaboração é ampliada e os conflitos minimizados.
6. Redução de Custos Operacionais
Talvez o fato mais importante para muitos proprietários de pequenas empresas seja que, um sistema ERP, evidentemente, reduz os custos operacionais gerais. Ao simplificar os dados em um aplicativo de software, pode-se economizar dinheiro com sistemas de gerenciamento individuais, não obtendo receitas fragmentadas e setorizadas. Um ERP online , traz uma economia ainda maior, pois não necessita da compra de grandes servidores e investimentos em segurança.
7. Entrega de insights de negócios
Quando se trata de tomar decisões, para uma pequena empresa é importante ter todos os dados centralizados em um único banco de dados, e ter a certeza que os mesmos estão atualizados. Com o ERP não há dúvidas. Como resultado, a tomada de decisões é certeira e feita com maior tranquilidade e confiança em qualquer escolha. Pois ela está baseada em indicadores que são alimentados em tempo real e disponibilizado através de Dashboards e gráficos indicativos que são facilmente interpretados.
Está na hora de você implantar uma ferramenta que lhe dê estabilidade no gerenciamento de sua empresa e o auxilie a crescer.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: erp negócios pequenas empresas tecnologia