Mais comentada

Pare de jogar dinheiro fora com Google!

Investir em anúncios pagos sem a orientação correta aos buscadores é um mal negócio. Neste post falarei sobre técnicas de como reduzir os custos em mídia paga.

A grande maioria das empresas investe rios de dinheiros em mídia paga, porém não orientam a estrutura de seu site, ou e-commerce para o Google e outros buscadores.

Se sua empresa faz qualquer investimento em mídia paga, antes de estruturar seu site para os buscadores, lamento dizer, mas vocês estão jogando dinheiro fora. Estratégias de conteúdo, como SEO devem começar mesmo antes de desenvolver o Website de seu negócio. É muito importante fazer um trabalho de keyword Planning e estruturar toda a interface e o código para obter melhores resultados e reduzir custos de mídia.

O investimento de mídia de um e-commerce normalmente custa entre 10% e 20% do faturamento da operação. Buscadores como Google, Bing e Yahoo! avaliam a qualidade do conteúdo da página de destino antes de determinar o valor do CTR (Custo por click, de determinada palavra-chave). Por isso, deve-se desenvolver uma estratégia de SEO antes de começar a pagar por mídia.

SEO FUNCIONA?

Essa é uma dúvida que intriga a maioria dos gestores web. Os buscadores, como Google, Bing e Yahoo!, são Softwares (Crawlers, Spiders, etc), que acessam e aplicam complexos cálculos em toda a rede frequentemente para determinar qual website possui maior relevância em determinado assunto.

Como são algoritmos que determinam a relevância de um website, existem padrões que são analisados para que esse algoritmo determine qual site entrega um conteúdo mais assertivo que outro. É possível aumentar a relevância de seu domínio fazendo um trabalho estruturado de SEO.

SEO AJUDA O MEU NEGÓCIO?

SEO pode ser aplicado em qualquer tipo de segmento de empresas na internet. Desde lojas virtuais (e-commerce B2B e B2C), sites institucionais, indústrias, escolas, faculdades, instituições de ensino a praticamente todos os tipos de produtos e serviços divulgados na internet.

BENEFÍCIOS DE UM TRABALHO DE SEO

1: Redução do investimento em mídia paga (Mais acessos orgânicos e menor custo para posições em Adwords)

2: Inteligência contra concorrentes (A análise de concorrentes nos permite entender quais são as palavras-chave, produtos e categorias que eles utilizam e os pontos estratégicos para competir em acessos orgânicos)

3: Com o treinamento de cadastro SEO, todo o seu time estará conscientizado e capacitado para subir imagens, conteúdo, produtos e outras informações da maneira correta (Depois de ter a loja no ar, operações precisam refazer milhares de cadastros de produtos para adequá-los aos padrões Google).

4: Maior lucratividade: O trabalho de posicionamento orgânico influencia no canal de maior lucratividade de uma loja (Acessos orgânicos e diretos), porque uma página bem posicionada, seja departamento, categoria, ou produto, tende a gerar receita por muito tempo sem investimento de mídia.

COMO FUNCIONA UM PLANEJAMENTO DE SEO?

Um plano de SEO deve passar por diversas fases: Benchmarking, Análise de Concorrência, Tecnologia e Performance, Hierarquia de Conteúdo, Keyword Planning, Avaliação e prospecção de Back-links, otimização Google My Business, etc. Todas essas fases devem ser ordenadas e executadas de acordo com a característica de cada negócio e projeto.

NÃO FAZ SEO AINDA?

Se sua empresa ainda não faz SEO, vocês devem procurar uma empresa especialista no assunto. Existe também uma gama de material disponível na internet, inclusive o próprio Google disponibiliza um guia de otimização gratuitamente para você orientar seu site para os buscadores, então, para de jogar dinheiro fora!

 

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: e-commerce marketing digital

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração