Projeto de investimento: uma necessidade para as empresas

A elaboração do projeto de investimento é uma necessidade para as empresas, a fim de atingir um objetivo, onde será preciso analisar sua viabilidade e seu custo beneficio

Este artigo fala sobre a importância do projeto de investimento dentro de uma empresa. Para Brito (2003), os objetivos de se fazer um projeto são: criar, expandir, modernizar, realizar, fundir, incorporar, mudar de atividade, sanear financeiramente e redimensionar o capital de giro financeiramente.

Nos dias atuais onde há tantas inovações e tecnologias, é necessário ter um projeto de investimento bem elaborado, para poder se manter e crescer nesse mercado onde possui uma grande disputa, a fim de obter vantagens competitivas.

Ao ser criado dentro de uma empresa, o projeto de investimento tem função determinada, buscando atingir um objetivo. Para Brito (2003), os objetivos de se fazer um projeto são: criar, expandir, modernizar, realizar, fundir, incorporar, mudar de atividade, sanear financeiramente e redimensionar o capital de giro financeiramente.

Para elaborar um projeto é necessário fazer um estudo onde será possível analisar sua viabilidade e seu custo-benefício. Segundo Buarque (1985), o projeto tem cinco fases: a idéia, a pré-viabilidade, a viabilidade, a engenharia e a execução.

Fazer um projeto de investimento é uma tarefa trabalhosa e necessária, já que haverá ricos e incertezas. Porém, o objetivo é assegurar um conjunto de diretrizes que conduzam á produção de bens e/ou serviços de forma eficiente. Convém frisar, no entanto, que o projeto tem que ser flexível, adaptável, com roteiro simplificado. (BRITO, 2003, p.13).

Sendo assim, é possível perceber a importância de elaborar um projeto de investimento dentro de uma organização.

Contudo, temos que nos adaptar as necessidades do mercado, apesar de ser trabalhoso elaborar o projeto de investimento, é possível perceber como é significativo o mesmo dentro de uma organização.

Referências

BRITO, Paulo. Análise e viabilidade de projetos de investimentos. São Paulo: Atlas, 2003.

BUARQUE, Cristovam. Avaliação econômica de projetos. Rio de Janeiro: Campus, 1984.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: objetivo e elaboração. Projeto de investimento