Mais comentada

Quais as competências necessárias para atuação de um gestor de pessoas?

Esse artigo trata sobre a importância de gestores possuírem algumas habilidades e competências necessárias para o sucesso da organização e para o desenvolvimento de equipes de trabalho eficientes e felizes.

Valeska,
LIDAMOS COTIDIANAMENTE COM GESTORES DE PESSOAS E COM CAPACIDADES REQUERIDAS PARA UM GESTOR DE PESSOAS:

 

COMPARTILHAR MISSÃO, VISÃO, VALORES, METAS, ESTRUTURA, TECNOLOGIAS E ESTRATEGIAS.

MONITORAR OS AMBIENTES INTERNO E O EXTERNO DA ORGANIZAÇÃO.

CONTRIBUIR NA FORMAÇÃO DE CRENÇAS E VALORES QUE DIGNIFIQUEM O INDIVÍDUO E A EMPRESA.

SER HÁBIL NA GESTÃO DE CONFLITOS.

SER CRIATIVO.

SER PRÓ-ATIVO.

UTILIZAR A INFORMAÇÃO EM BENEFÍCIO DA EMPRESA E DAS PESSOAS.

SER COMPROMETIDO.

SER OUSADO.

SER SINERGÉTICO.

SER EMPÁTICO.

VISLUMBRAR E TRABALHAR PARA O SUCESSO DA EMPRESA E DAS PESSOAS.

DESENVOLVER PESSOAS.

CONHECER A SI PRÓPRIO.

EXPLORAR O MELHOR DE CADA UM.

SABER OUVIR.

SABER COMUNICAR ASSERTIVAMENTE.

TER VISÃO SISTÊMICA.

SER ÉTICO.

SER ALEGRE, BEM HUMORADO.

ESTIMULAR OS COLABORADORES.

VER AS PESSOAS COMO GERADORAS DE RECURSOS.

TER EQUILÍBRIO EMOCIONAL.

DENTRO DESSA PERSPECTIVA, APRESENTAMOS ALGUNS DOS DESAFIOS QUE SE APRESENTAM PARA OS GESTORES:

PRIMEIRAMENTE, O GESTOR DEVE CONHECER A SI PRÓPRIO,; E ESSE PROCESSO DEVE SER PERMANENTE; E A PARTIR DE ENTÃO, MOSTRAR-SE ABERTO PARA ADQUIRIR NOVOS CONHECIMENTOS E DESENVOLVER-SE INTELECTUAL E EMOCIONALMENTE.

EM UM SEGUNDO MOMENTO, OS GESTORES DEVEM SABER LIDAR COM AS PESSOAS, DE MODO A COMPREENDER CRENÇAS E VALORES INDIVIDUAIS E ATRAVÉS DA RELAÇÃO DE CONFIANÇA, OFERECER NOVAS POSSIBILIDADES DE CRENÇAS E VALORES QUE PROMOVAM O AUTO CRESCIMENTO E O CRESCIMENTO ORGANIZACIONAL.

O BOM GESTOR DE PESSOAS DEVE TER HABILIDADE PARA POSSIBILITAR ESPAÇOS DE TRABALHO NOS QUAIS A CRIATIVIDADE E A INTUIÇÃO TENHAM VOZ E VEZ. O AMBIENTE DE TRABALHO DEVE SER AGRADÁVEL, NO QUAL AS PESSOAS NÃO VIVAM O MEDO E OUSEM APRESENTAR IDEIAS SEM SOFREREM REPRESSÃO.

OUTRO GRANDE DESAFIO É SABER OUVIR; OS GESTORES PRECISAM ESTAR PREPARADOS PARA LIDAREM COM SITUAÇÕES EM QUE OS COLABORADORES OU PARCEIROS (CONCEITO MAIS MODERNO) SINTAM-SE À VONTADE PARA APRESENTAR PROPOSTAS QUE PAREÇAM ABSURDAS OU INCOERENTES COM A POSTURA DA ORGANIZAÇÃO; POIS O BOM GESTOR TEM A SENSIBILIDADE PARA SE COLOCAR NO LUGAR DO OUTRO(EMPATIA) E RESPEITAR AS OPINIÕES ALHEIAS, SEJAM COERENTES OU NÃO.

A GESTÃO DE PESSOAS REQUER, AINDA, QUE TALENTOS SEJAM PERCEBIDOS E APRIMORADOS. O GESTOR PRECISA ESTAR ATENTO AOS POTENCIAIS DENTRO DA EMPRESA, BEM COMO PLANEJAR ESTRATEGIAS CAPAZES DE RETER TALENTOS.

COMO ATRAIR OS MELHORES PROFISSIONAIS? COMO MANTER ESSES PROFISSIONAIS? ESSAS PERGUNTAS SÃO ROTINEIRAS NAS CABEÇAS DE MUITOS GESTORES; NO ENTANTO, ALÉM DESSAS QUESTÕES, OS GESTORES DEVEM ESTAR PREPARADOSPARA RESPONDÊ-LAS EFETIVAMENTE. E PARA TANTO, FAZ-SE NECESSÁRIO COMPREENDER QUE ANTES DE SEREM PROFISSIONAIS, ESTAMOS FALANDO DE PESSOAS; INDIVÍDUOS COM HABILIDADES, COMPETÊNCIAS, APTIDÕES, CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS QUE OS DIFERENCIAM DOS DEMAIS. PENSAR QUE ESSES INDIVÍDUOS POSSUEM DESEJOS E MOTIVAÇÕES QUE LHE SÃO INTRÍNSECAS NÃO É UM DIFERENCIAL, MAS SIM NECESSIDADE BÁSICA DOS GESTORES.

O IMPORTANTE É QUE CADA GESTOR ENCONTRE A SUA MANEIRA DE LIDAR COM OS DESAFIOS, TRABALHANDO EM PROL DA ORGANIZAÇÃO E DOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS. OS GESTORES CADA DIA MAIS SÃO COBRADOS DO MEIO QUE TENHAM POSTURAS ASSERTIVAS E QUE POSSIBILITEM O DESENVOLVIMENTO HUMANO; NESSE SENTIDO FAZ-SE NECESSÁRIO QUE OS LÍDERES DA GESTÃO SEJAM PESSOAS SENSÍVEIS ÀS TRANSFORMAÇÕES COTIDIANAS E AO MELHOR QUE EXISTE EM CADA INDIVÍDUO.

UMA FERRAMENTA BASTANTE RELEVANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS É O COACHING, QUE TRABALHA COM O PATROCÍNIO POSITIVO; COM FERRAMENTAS DE FEEDBACK PODEROSAS E VALORIZADORAS DO POTENCIAL CRIATIVO DE CADA INDIVÍDUO.

Avalie este artigo:
(0)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: competências desafios gestão

Vagas de trabalho