Se você não consegue medir não consegue gerenciar

Números podem ser impiedosos, mas se você não tomar conhecimento deles, monitorando o desempenho de suas ações, não saberá se estão sendo alcançado os objetivos estabelecidos inicialmente em suas estratégias

Sabemos que números podem ser impiedosos, mas se você não monitorar o desempenho de suas ações não saberá se estão sendo alcançado os objetivos estabelecidos inicialmente. Analisando o título do artigo, podemos perceber algo que muito já se fala mas que muitas vezes ignoramos no nosso dia-a-dia e, principalmente nas organizações, o que é grave. Deste modo é que gostaria de falar um pouco sobre uma ferramenta disponível à todos, gratuitamente, o Google Analytics.

Para quem não conhece o Google Analytics, é uma ferramenta robusta que fornece análise de métricas, ou seja, é possível “observar” os rastros deixados pela interação dos internautas. Esse rastro deixado é inofensivo para o usuário, no entanto é bem útil para o administrador do website acessado.


Mas que métricas eu posso analisar?
É possível verificar a origem e a localização geográfica dos acessos, identificar quais os produtos mais vendidos, o tempo médio do acesso, as áreas mais visitadas, quais foram as páginas do site mais acessadas, identificar se o acesso foi através de um computador ou de um aparelho móvel (celulares, smartphones), entre muitas outras.


Mas para quem isso serve?
Serve para quem possui um simples site até os mais robustos sistemas de e-commerce (loja on-line), como também aplicativos mobiles.


Mas como isso poderá me ajudar?
Todas as informações disponíveis pelo Google Analytics permitem a análise em várias dimensões, ajudando a identificar tendências e gargalos nas ações executadas pelas organizações nesse tipo de ambiente digital. Com essas informações em mãos é possível avaliar a eficácia de campanhas publicitárias, bem como possibilitará a criação de ações promocionais melhor segmentadas.


Mas como eu posso ter essa ferramenta?
É necessário ter alguns conhecimentos técnicos, pois é preciso o registro do site/aplicativo mobile/e-commerce junto ao Google Analytics e a sua ativação.

Assim, com essas informações fica muito mais fácil compreender o comportamento dos usuários, redesenhar estruturas dos seus websites ou aplicativos e se antecipar aos anseios de seus usuários.

Qualquer dúvida, sugestão não deixem de entrar em contato. Abraços!

 Artigo publicado na coluna e-trends da revista Nossa Revista.
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(6)
Tags: acessos análise de métricas comportamento usuários Gerenciar Google Analytics informações rastros digitais sites