Mais comentada

Tecnologia dos drones nos parques eólicos

Essa tecnologia também permite que esses dados sejam integrados à várias plataformas padronizando as informações. Com base nessas informações os especialistas conseguem tomar as melhores decisões sobre cada operação e cada manutenção de suas turbinas eólicas.

O mercado global de drones de inspeção de turbinas eólicas deverá crescer cerca de 13% até 2021. Isso porque já existe uma maior conscientização sobre a aplicação dessa tecnologia para inspeção e detecção de defeitos em turbinas eólicas. As empresas de inspeção aérea estão constantemente inovando em seus projetos, aplicando novas tecnologias e agregando mais valor às suas propostas de trabalho com a tecnologia dos drones.

Segundo analistas da Technavio, uma das principais empresas de consultoria em tecnologia aérea do mundo, as três principais tendências dos mercados emergentes que impulsionarão o mercado global de inspeção de turbinas eólicas com drones são:
- Melhorias tecnológicas no hardware e sensores;
- Aumento da inteligência operacional e da análise de dados;
- Aumento na adoção de imagens térmicas em drones;

Além da captura das imagens e vídeos com drones, as soluções de software personalizadas para análise desses dados também evoluem a cada dia. As empresas do setor estão constantemente lançando novas soluções para melhorar as funcionalidades dos drones nos serviços de inspeção de turbinas eólicas. A Dron Drones Technology criou uma solução que permite aos operadores de drones customizar o controle da aeronave conforme sua posição sobre a lâmina da turbina. Com base nessas informações de posicionamento, os sensores inseridos no drone fornecem informações que ajudam a manter a distância ideal da hélice da turbina para uma melhor captura de imagem. Essa tecnologia garantirá uma menor intervenção dos operadores no controle dos drones, realizando as inspeções com mais precisão e de forma semi autônoma.

Empresas do mundo inteiro estão conseguindo melhorar a capacidade de transporte de carga nessas aeronaves para garantir que as câmeras usadas nesses serviços sejam facilmente transportadas, oferecendo maior precisão na captura das imagens. À medida que esse mercado cresce, mais empresas nascerão focadas na melhoria da autonomia das aeronaves. Toda essa tecnologia vai reduzir significativamente o tempo de inatividade dos parque eólicos, já que a inspeção pode levar cerca de 40 minutos.

Hoje estamos vendo grandes avanços nos equipamentos de inspeção de turbinas eólicas com drones. São melhorias significativas na inteligência operacional da aeronaves aperfeiçoando as soluções dos softwares de análise de dados. Os drones mais modernos já melhoraram sensivelmente a coleta de dados em tempo real melhorando ainda mais a inteligência operacional, garantindo que os dados estejam disponíveis para várias equipes de especialistas simultaneamente.

Essa tecnologia também permite que esses dados sejam integrados à várias plataformas padronizando as informações. Com base nessas informações os especialistas conseguem tomar as melhores decisões sobre cada operação e cada manutenção de suas turbinas eólicas.

Como se sabe as grandes geradoras de energia estão investindo constantemente na melhoria da manutenção e dos serviços operacionais de seus parques eólicos. A termografia é uma tecnologia que cresce e ganha cada vez mais destaque nos projetos de manutenção preditiva das turbinas eólicas. Quando componentes elétricos e mecânicos aquecem acima do normal a termografia consegue detectar esse aumento de temperatura, evitando com facilidade o desgaste de cada peça. Essa tecnologia está sendo cada vez mais utilizada para detectar alterações nos componentes de forma mais rápida e precisa, alterando definitivamente o formato da operação desse mercado.

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: drone drones energia eolica inspeção inspeçãoes parque eolico uav vant

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração