Você sabia que um “tradutor” de notas fiscais eletrônicas pode representar uma economia de R$ 10,00 por fatura em uma operadora de telecomunicações?

Os custos inerentes à situação atual (envio da fatura impressa) são altos e trazem diversas desvantagens. Além do custo associado à impressão e postagem, há ainda que contar com o tempo e garantia de entrega da mesma, com um problema adicional: hoje em dia há uma grande porcentagem de faturas não entregues e, consequentemente, não pagas. O que causa um grande prejuízo para a operadora de telecomunicações.

Se há uma área onde o mercado brasileiro pode evoluir é a do envio das faturas eletrônicas no segmento B2B (business to business), principalmente nas telecomunicações. Os custos inerentes à situação atual (envio da fatura impressa) são altos e trazem diversas desvantagens. Além do custo associado à impressão e postagem, há ainda que contar com o tempo e garantia de entrega da mesma, com um problema adicional: hoje em dia há uma grande porcentagem de faturas não entregues e, consequentemente, não pagas. O que causa um grande prejuízo para a operadora de telecomunicações.

A solução passa pela adoção de uma espécie de intermediário entre a operadora e os clientes B2B. A operadora emite (eletronicamente) a fatura que é integrada no portal e disponibilizada para os clientes. Desta forma não há custo de impressão e postagem e a operadora tem a certeza de que a fatura foi entregue, pois tudo fica registrado eletronicamente. O cliente recebendo a fatura mais cedo consegue planejar e efetuar o pagamento a tempo, trazendo a receita no prazo previsto. 

Feitas as contas, há todo um conjunto de vantagens na adoção desse tipo de solução. Só na impressão, os valores custam cerca de R$ 0,05 por cada folha. A esse valor há ainda que acrescentar a postagem, o não recebimento, o reenvio, o que faz com que, facilmente, o custo de uma fatura atinja valores entre R$ 7,00 e R$ 10,00. Multiplique isso por todos os clientes de uma operadora de telecomunicações e facilmente se percebe o nível de economia a cada ciclo de faturamento. 

Ainda mais porque a solução (a do portal que serve de intermediário entre as duas empresas – operadora e cliente) não exige qualquer tipo de investimento em desenvolvimento de software. O portal trabalha com o arquivo gerado pelo sistema de faturamento da operadora. O único custo associado é o de licenciamento. Do lado dos destinatários das faturas o portal pode igualmente integrar automaticamente com os seus sistemas de gestão, facilitando o processo operacional e administrativo da organização, independentemente do formato selecionado (o portal já conta com alguns formatos padrões, como por exemplo CNAB, XLS entre outros). Caso o destinatário não queira efetuar a integração automática, ele pode consultar todas as informações diretamente no portal, com o mesmo layout da fatura em papel. 

Em uma fase seguinte, e pensando de forma mais abrangente, a operadora de telecomunicações pode integrar esta ferramenta com outros sistemas e definir qual o melhor portfólio de clientes, aumentando o valor por cliente e minimizando a inadimplência.

E convém não esquecer a imagem junto do público. Hoje cada vez mais as pessoas estão atentas e dão preferência às organizações que adotam uma estratégia amiga do ambiente, as “empresas verdes”, com responsabilidade socioambiental. 

Marcelo Brancato

Country Manager da Saphety Brasil

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Tags: Nota Fiscal Eletrônica Saphety Tecnologia Telecomunicações

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