Administração

Administração

Fórum de discussão

Alteração contratual - Aumento de capital

1-2 de 2 mensagens

Alteração contratual - Aumento de capital
Prezados,

Gostaria de confirmar a seguinte questão:

- Tenho que fazer uma alteração contratual em uma empresa Ltda devido a um aumento de capital com a entrada de novos sócios. A questão é, suponhamos que os atuais sócios (2) tenha integralizado o capital com R$ 10.000,00 cada, ou seja, cada um detém 50% das quotas. Porém entrará um novo sócio que irá integralizar um total de R$ 10.000,00.
Devido a entrada deste novo sócio, as quotas terão que ser redistribuidas no valor de 33,33% para cada sócio, correto ou não?

Essa é minha dúvida, e conto com o apoio dos caros colegas profissionais.

Desde já obrigado! E um Forte abraço!!!

Fico no aguardo!!

Luis C. Pereira | 2 ano(s) atrás
Participação Societária

Meu caro,bom dia

Na integralização do capital, os sócios oferecem dinheiro, bens ou direitos, desde que possam ser avaliados em dinheiro e, devidamente atualizados.

Uma vez sabido que a avaliação imprecisa dos bens oferecidos para a integralização do capital social incorre em responsabilidade solidária dos sócios, tem-se o prazo prazo de até cinco anos contados do registro da sociedade.(CC, art. 1055, §1º).

Portanto, o capital se divide em quotas, que podem ser iguais ou desiguais.

Se consideradas iguais as suas participações, poderão ser simples ou múltiplas, primeira, o capital social pode ser dividido em tantas quotas unitárias, iguais umas as outras, quantos forem os sócios da sociedade, cabendo a cada um deles uma única quota, na segunda, o capital social pode ser dividido em múltiplas quotas unitárias, iguais umas as outras, sendo atribuído a cada sócio tantas quantas forem necessárias para representar a sua participação no montante do capital social, o que efetivamente deliberar no contrato social, ok?

Nas participações denominadas desiguais, o capital social será dividido em quotas de acordo com o número de sócios da sociedade, sendo atribuído a cada um aquela quota que represente o valor de sua participação no montante do capital social.

Abraço,