Administração

Administração

Fórum de discussão

SINE - FUNCIONA O SISTEMA?

1-2 de 2 mensagens

Andre Allan Sandars Rzatki | 1 ano(s) atrás
SINE - FUNCIONA O SISTEMA?
O SINE é uma agencia de emprego com boas intenções... Mas ao meu ver não funciona tão bem para o qual foi projetado.
Há empregadores exigindo absurdos dos candidatos. Tipo 2 anos de experiência com idade de 18 anos!!! Isso para trabalhar numa área de gerência. Exige que o o futuro colaborador execute funções duplas como vigia e jardineiro ou motorista e officie boy.
Alem de um dia acontecer comigo, um entrevistador garantiu-me que só anunciava a vaga no SINE para uma gama melhor de candidatos, mas que o SINE não lhe enviava candidatos preparados por isso nunca escolheu nenhum indicado.

Maria da Penha de Souza | 1 ano(s) atrás
DEPENDE...
Olá, boa tarde!!!
Referente à sua questão, posso lhe dizer que você não está de tudo errado.

Eu trabalho em um SINE - ES. E passamos por cada situação... Tanto por parte das empresas como dos candidatos às vagas de empregos...

Realmente, muitas empresas exigem muita coisa absurda...A maioria destaca perfil caracterizado como "Perfil Raro", de difícil colocação...Temos um programa onde cadastramos as empresas e os candidatos, e nesse programa tem um campo onde pede a experiência, e o máximo que um empregador pode exigir é 06 mêses... Nós passamos essas informações para eles, no momento dizem "tudo bem", mas na contratação agem diferente... E o que acontece é que mesmo com tantas leis trabalhistas, ninguém respeita e não existe punição pra isso. Infelizmente.

Já aconteceu de fazerem exigências quanto a cor da pessoa, nós nem anunciamos essa vaga, por se tratar de discriminação racial.
Nós fazemos nossa parte de intermediação, que é cadastrar ambas as partes, encaminhar as pessoas de acordo com o perfil pedido pela empresa, só que não tem como nós sabermos se o que está no cadastro delas é realmente verdade...E a contratação já é responsabilidade da empresa e não do SINE...

Pelo que li aqui, esse empregador está perdendo tempo, porque se ele tem essa visão desse órgão, porque continua anunciando suas vagas no SINE? Nós trabalhamos pra conseguir encaminhar os candidatos de acordo com o que foi pedido, e os bons não vêm com estrela na testa.
Talvez ele seja um desses que exigem absurdos...Mas quem somos nós pra julgar né...

Em relação à candidatos capacitados, existem muitas pessoas capacitadas cadastradas no SINE, mas existem empregadores que exigem muito e acaba não conseguindo encontrar o profissional que deseja... Prometem mundos e fundos, mas nem sempre cumprem...Parece até que estão na era de Taylor...
Onde dendro do nosso paíz vamos encontrar o perfil certo? Se muitas vezes um pedaço de papel assinado como referência vale mais do que a experiência em si.
E os que procuram o primeiro emprego? Se ainda não tem experiência...Onde vão adquirir?

Quando a pessoa tem experiência de muitos anos, mas não tem 2º grau, não serve porque não tem ensino médio completo, aí aparece um que tem vários cursos de aperfeiçoamento, capacitação, qualificação, que também não serve por que não tem tempo de experiência pratica...
E aí, temos um problema...
Afinal, quem está capacitado?
Quem tem experiência?
É muito complicado...

Penso que uma entrevista formal só não adianta,  não se encontra um profissional qualificado apenas "batendo um papo", que tal testar sua experiência na prática? Porque papel mente, e muito...e não mede a capacidade de ninguém.

Acredito que para resolver essa questão todos devem estar em "SINERGIA", Governo, Empresas e Colaboradores...Só assim isso teria uma chance de melhorar...