Clima e cultura organizacional

Gestão de Pessoas

Fórum de discussão

Tempo de Emprego

1-3 de 3 mensagens

Fábio Garcia Sant' Ana | 4 ano(s) atrás
Tempo de Emprego
Olá Bruno e demais amigos da comunidade,

Quero deixar uma questão para ser debatida entre os membros:

Qual o parecer de vocês, no que diz respeito a valorização dos profissionais que ficam "pouco" tempo no seu emprego?

Quando digo "pouco" me refiro algo em torno de dois a quatro anos, pois, hoje em dia, os profissionais que ficam esse tempo em cada emprego, são chamados de pessoas que querem evoluir e por isso não ficam muito tempo nas empresas.

Será que essa dita "vontade de evoluir" é verdadeira, ou podemos considerar isso uma falta de comprometimento com o atual empregador?

Questão
Bom dia,  este tipo de discussão costuma trazer debates acalorados.Conheço pessoas que estão a mais de 15 anos em seus empregos e vivem buscando evoluir dentro deles, adquirindo conhecimentos, estudando, criando a tão famigerada empregabilidade.Tambem conheço pessoas que estão a 02 ou 03 anos em seus empregos e sequer se preocupam em evoluir.Em minha opinião não ha receita pronta para isso, tudo hoje é espelhado em grandes empresas.Se na empresa tal um profissional de RH tecer comentários a respeito, isso se torna fato, porem a adaptabilidade para as pequenas e médias empresas tambem é fato.É um pouco dificil dizer que com a atual situação de falta de trabalho no pais seja tão facil assim se recolocar, bastanto querer mudar de ares.Claro que aqueles capacitados, treinados e com carga de conhecimentos tem muito mais perspectiva de recolocação, mas dizer que se alguem ficar no emprego mais do que 03 anos é comodismo, desculpe mas precisamos rever alguns conceitos.Abraços.

Fábio Garcia Sant' Ana | 4 ano(s) atrás
Questão

Olá Paulo César,

Tenho basicamente a mesma opinião que você, é difícil você julgar todas as pessoas dentro de um mesmo estereotipo.

Exitem sim aqueles que se acomodam rápido, mas também possui aqueles que são incessantes na busca pelo conhecimento e vontade de crescer.

O problema é  que as próprias empresas estão agindo assim, se aparecer um currículo de alguém com mais de dez anos em uma outra organização, de imediato há uma certa rejeição.

Será que muitos desse profissionais (como você mesmo disse, mais capacitados), e que ficam pouco tempo nas empresas pensam a longo prazo? Será que ele não podem apenas traçar um planejamento para as organizações pela qual trabalham, que surtem resultados magníficos, porém, pouco duradouros?

Com um bom resultado desses "em baixo do braços", ele facilmente consegue um outro emprego, e por aí segue, mais preocupado em crescer a qualquer custo do que fazer algo sustentávele ético.

A questão realmente é polêmica, caso queira ler, tenho um artigo postado na área de Produção Acadêmica, que disserta sobre o Turnover.

Abraço.