Consultoria

Administração

Fórum de discussão

Consultoria e Consultoria Jr.

1-3 de 3 mensagens

Julio Aguiar | 3 ano(s) atrás
Pessoal, quero aproveitar a presença de profissionais e graduandos de diferentes cursos aqui na comunidade e iniciar um tópico sobre a avaliação entre confiabilidade na consultoria Jr e os custos da Consultoria plena.

Encontro diversos tópicos pela net sobre este assunto e em um cenário de alto volume de empreendedores, gostaria de apresentar minhas dúvidas e opiniões sobre o assunto.

Sou fundador de um projeto de consultoria júnior e me deparo geralmente com estes dilemas nas empresas, a dúvida entre uma consultoria júnior ( de faculdades, por exemplo) pelo baixo custo e uma consultoria plena pelo profissionalismo.

Um estudo de caso interessante na faculdade, há 1 ano, me trouxe a este cenário. Éramos duas empresas na turma, e teríamos que decidir entre a contratação de uma consultoria Jr. ou uma consultoria plena. Nosso grupo optou pela Jr. pelo custo e conseguiu terminar o jogo com maior lucro, mas nem sempre tudo é um mar de rosas como no papel.

Consultoria Plena X Consultoria Jr. 
Quais as vantagens e limitações reais??

Julio Aguiar

Bruno Sampaio Ribeiro | 3 ano(s) atrás
 Olá Julio!

Excelente tópico!

Acredito que tanto uma Consultoria Jr. (constituídas por estudantes) como uma empresa de consultoria formada por profissionais já formados, especializados e com experiência na área podem atingir excelentes resultados. Digo isso pois da mesma forma que existem consultorias jr. sem muito profissionalismo (muitas vezes por falta de experiência), o mesmo pode ocorrer em outras consultorias do mercado. E o contrário também, claro (existência do profissionalismo em ambos).

Ou seja, é possível tanto obter excelentes resultados com uma Consultoria Jr. como em empresas de mercado dedicadas à isso (Consultoria Plena). Tudo dependerá do resultado desejado pelo cliente e dos riscos que ele está disposto a correr.

Digo isso pelo seguinte: pelo fato da Consultoria Jr. ser constituída em sua maior parte de estudantes, o graduando precisa também se dedicar às suas obrigações acadêmicas - dividindo assim seu tempo entre o trabalho e os estudos. Além isso, vivência de mercado não é o forte dos alunos, que ainda estão em formação.
Ao mesmo tempo, essas consultorias são supervisionadas por professores com experiência em outros trabalhos e o custo é mais baixo (mas, como eu disse, tem seus riscos).

Já as consultorias plenas (empresas de consultoria no mercado, que visam lucro) costumam possuir profissionais qualificados e com experiência nos mais variados mercados e empresas, o que já agrega muito valor ao serviço prestado. Além disso, o fato de cobrar um valor maior que as consultorias jr. também significa que o cliente poderá exigir mais desses profissionais.

Por isso, torno a dizer: qualidade é possível encontrar em ambos os casos, entretanto, nas empresas de consultoria do mercado há mais profissionalismo, experiência e vivência. O valor cobrado é mais alto, mas os resultados devem acompanhar esta cobrança.

Vamos discutir!

Abraço!

Bruno Sampaio
Intelliplan Consultoria Empresarial
http://www.intelliplan.com.br
http://www.intelliplan.com.br/blog

Uhandra Pinheiro Bastos | 3 ano(s) atrás
Empresa Jr.
O interessante dessas discussões são exatamente o conhecimento que nos traz, pois para o Julio ele viveu uma situação real, apartir de uma experiência creio eu proveitosa. E o Bruno Ribeiro veio somar focando exatamente o ponto "x" que seria o "visar o lucro", que faz toda diferença, que por sua vez necessita de uma atenção especial, pois envolve desde estabilidade de pessoas e produção.